Talismã regressa à baliza do Braga, Borja e Al Musrati reservados para a Champions
Tiago Sá não perde na Taça de Portugal desde 2019, preparando-se para voltar à baliza no jogo de sábado, em Portimão. Nas últimas quatro épocas, o guarda-redes português foi sempre o dono da baliza do Braga nas primeiras eliminatórias da Taça de Portugal, mas nunca chegou a disputar a final da prova.
Corpo do artigo
Apostar em Tiago Sá para a baliza do Braga, na Taça de Portugal , é meio caminho andado para seguir em frente na prova. O guarda-redes, de 28 anos, é um verdadeiro talismã para os guerreiros. Não perde, aliás, qualquer jogo na prova desde 18 de dezembro de 2019, dia em que foi titular e não conseguiu evitar a derrota contra o Benfica, no Estádio da Luz. Perdeu por 2-1, com o primeiro golo da equipa lisboeta a ser marcado por Pizzi, com quem partilha agora o balneário na Pedreira.
Esse desaire em 2019 foi o último de Tiago Sá na Taça de Portugal. De então para cá, sempre que jogou, o Braga seguiu em frente na prova, em alguns casos conduzindo a equipa até à final. Ao todo, seguiram-se nove jogos, três em 2020/21, dois em 2021/22, mais três em 2022/23 e um na presente temporada, contra o Rebordosa, numa partida em que atuou os 90 minutos, realizou uma excelente exibição e impediu a equipa da Liga 3 de marcar.
Esta é a quarta temporada consecutiva que o Braga inicia a Taça de Portugal com Tiago Sá como titular, mas nas três edições anteriores o guarda-redes português cedeu o lugar a Matheus ao longo da competição, sobretudo quando a equipa chegou à final. Em 2020/21, época que terminou com a vitória, alinhou nos três primeiros jogos, mas os derradeiros quatro, incluindo a final contra o Benfica, foram realizados pelo luso-brasileiro. A rotatividade manteve-se na época seguinte, acabando por estar no banco quando o Braga perdeu com o Vizela. Em 2022/23, dividiu a baliza com Matheus, que esteve na final perdida para o FC Porto. Amanhã volta à titularidade, contra o Portimonense, adversário que lhe diz muito e que assinalou a estreia na equipa principal do Braga, em 2017/18, então a contar para a Taça da Liga, num jogo em que foi aposta de Abel Ferreira.
Borja e Al Musrati reservados para a Champions
Borja e Al Musrati não entram nas contas de Artur Jorge para o jogo de amanhã, no Algarve, contra o Portimonense, por ainda não estarem nas melhores condições físicas, e estão reservados para o jogo de quarta-feira, contra o Union Berlim, a contar para a quinta e penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Borja regressou ontem a Braga, depois de ter estado em grande plano ao serviço da seleção da Colômbia na dupla jornada de apuramento para o Mundial’2026. Contra o Brasil, entrou ao intervalo e foi determinante na vitória, por 2-1, ao fazer o cruzamento que iniciou a reviravolta no marcador. No seguimento dessa boa exibição, foi titular em novo triunfo (1-0), no Paraguai, mas lesionou-se no joelho esquerdo, aos 85’, e saiu em maca. Em esforço para ajudar a seleção, ainda voltaria ao relvado, mas, quatro minutos depois, foi substituído.
Já Al Musrati continua a recuperar dos problemas musculares que o têm impedido de estar nas melhores condições. O médio não foi convocado para a deslocação a Arouca e falha o jogo em Portimão, apontado ao regresso na quarta-feira, diante do Union Berlim.