Inquirições no Tribunal Arbitral do Desporto, na Suíça, agendadas para ontem, terça-feira e hoje, quarta-feira. Leões, entre outras coisas, pediam seis meses de punição e o tribunal não terá acedido a essa pretensão.
Corpo do artigo
Começaram na terça-feira os dois dias de audiências no Tribunal Arbitral do Desporto de Lausana, na Suíça, no caso que opõe o Sporting a Rafael Leão, ao Lille e à FIFA, e de acordo com informações veiculadas pelos advogados do atleta este não sofrerá sanções desportivas na sequência da rescisão unilateral de contrato em 2018, com o tribunal, alegadamente, a não aceder ao pedido leonino de seis meses de inatividade. Uma decisão que, no fundo, se revela irrelevante para o clube leonino, pois o principal são os pedidos indemnizatórios, masque acaba por significar uma vitória para o jogador.
A estratégia a seguir pelo atleta pode ser a de procurar um acordo com o Sporting, pois foi ainda condenado pelo TAD português ao pagamento de uma indemnização de 16,5 milhões de euros, que já entrou até em fase executória. O Sporting já procedeu ao respetivo pedido de execução, de uma verba de 18 milhões, incluindo juros, com penhoras de bens e vencimentos. O jogador recorreu e pediu a anulação da sentença.
Recorde-se que Rafael Leão foi um dos jogadores que rescindiu com o Sporting após o ataque à Academia, tendo depois assinado um contrato como Lille, que por sua vez o vendeu ao Milan.
O caso já passou por várias instâncias, nacionais e internacionais, e por agora o Sporting saiu como o grande vencedor, embora sem ter ainda conseguido encaixar o valor das indemnizações.