"Taça da Liga? Teve um sabor muito importante naquele dia e hoje não sabe a nada"
Rúben Amorim, treinador do Sporting, fez a antevisão ao encontro de terça-feira, frente ao Boavista.
Corpo do artigo
O que representa a Taça da Liga para si e para o Sporting?
"Estamos todos de parabéns, é um título muito bom que teve um sabor muito importante naquele dia e que hoje não sabe a nada. Já é passado, temos um jogo muito difícil, temos pouco tempo para o preparar. Mudámos o chip. Vi o plantel muito bem, fizeram a festa que tinham de fazer até cá, depois descansaram, tivemos dois treinos de recuperação, hoje colocámos um aspeto tático diferente, pois vamos defrontar uma equipa difícil, que, apesar do lugar que ocupa, tem um grande treinador, com grande experiência, que já foi campeão nacional várias vezes e é recheada de bons jogadores que já tiveram grandes jogos contra equipas grandes. Temos de esquecer a Taça da Liga e focar neste jogo."
Fala-se muito da estrelinha do Sporting...
"Temos falhas durante os jogos, em alguns momentos da época, mas temos conseguido vencer. Não me lembro de um jogo em que o adversário fosse tão superior a nós, que criasse mais oportunidades, é um misto de tudo. Jogámos mal contra o Belenenses e conseguimos ganhar, o resto é qualidade dos jogadores, da equipa. Os resultados não escondem o que por vezes acontece mal no jogo. Temos a plena noção, como foi contra o Braga e V. Guimarães, disse que não estava tudo bem, tenho dito isso aos jogadores. Há que realçar o que estamos a fazer. São muitos jogos para se falar só em estrelinha. Não me causa confusão nenhuma, quanto mais andarem distraídos melhor. É um misto de tudo, competência, sorte em alguns momentos e muita qualidade do grupo, equipa técnica e staff. O espírito da equipa que tem vindo a ajudar nos momentos difíceis."
Está apaixonado pelo Sporting? Substitui o anterior, o Benfica? É um sportinguista convertido?
"O que disse é que estou muito satisfeito por estar a trabalhar no Sporting, os meus filhos estão bem e a minha mulher também. Quando estamos tão bem a trabalhar num sítio, só queremos continuar, então quando estamos a ter resultados, ainda mais. Quando ganhámos uma taça, já passámos por muita coisa, algo está a ser construído e quanto toda a geste está feliz, quero continuar."
Se este percurso fosse um filme que título daria? E estava pronto para este sucesso em dois anos?
"Não há matéria para fazer livros nem filmes. Preparei-me ao máximo, mas não acredito que quem dá um passo em frente não sinta algum nervosismo. Faço o máximo que posso para estar preparado, mas há coisas que não controlo. Sempre me senti preparado, mas isto muda de um lado para o outro. Os resultados não são sempre positivos, temos tido falhas."