Ninguém antecipava que o francês fosse o diamante cintilante do Braga. Papel de titular em todos os jogos e contra forte rotatividade
Corpo do artigo
Surpresa da época, finalmente peça nuclear, Gorby traduz a sua influência como nunca. Sorriu desde o início com as ideias de Carlos Vicens, o estimado tratamento da bola como tesouro maior do jogo conferiu pronta ligação entre o pensamento do espanhol e o processamento mental do francês. O médio de 23 anos está no ponto de rebuçado neste Braga, imprescindível, leve e seguro em cada ação, fazendo da precisão na circulação da bola instrumento de luxo para adocicar os planos táticos de Vicens.
Gorby goza de minutos, transcendência exibicional e brutal reforço de estatuto comparativamente com o papel que lhe era conhecido com Artur Jorge e Carlos Carvalhal. Menino que muito cresceu na Cidade Desportiva, dos sub-19 à equipa B, passando pelos sub-23, desde que foi descoberto no Nantes, evoluiu ainda de forma muito satisfatória no Paços de Ferreira, na época 2023/24.
Com estofo de titular, Gorby tem somado créditos à sua presença em campo e os dois golos diante do Cluj, na importante vitória arrancada em solo romeno, foram o flagrante exemplo de como está a exponenciar a sua confiança. Só ele e Hornicek avançaram de início em todos os encontros dos guerreiros, conseguindo o francês manter o lugar perante uma farta rotatividade já imposta por Carlos Vicens para assegurar frescura coletiva entre competições. Não esquecendo que há um imperial Moutinho ou um afirmativo Diego na mesma luta, o espanhol conseguiu também subtrair dores de cabeça nesta luta apertada no miolo, baixando Vítor Carvalho para funções mais dentro da estrutura defensiva ou desviando Dorgeles para a direita.
Neste contexto, levando em conta os arranjos, a arte e costura tática no onze, Gorby tem sido rei e senhor com aval para reinar na distribuição de jogo e chegar a linhas avançadas para dar golpes certeiros. Atingiu já os 67 jogos em Braga, sendo um dos mais antigos no plantel, mas o facto é que nunca experimentara um quadro tão favorável de protagonismo, aparecendo como um achado do técnico maiorquino capaz de render ouro à SAD. Fabricado dentro de portas.