Supertaça preparada em 30 dias: está definido o arranque da pré-temporada do FC Porto
Primeiros dias serão no Olival, depois o grupo deve rumar ao Algarve, como tem sido hábito. Internacionais apresentam-se um pouco mais tarde ao serviço. Estreia oficial com o Tondela a 31 de julho.
Corpo do artigo
Já está decidido: os campeões nacionais vão ter direito a 38 dias de férias. Sérgio Conceição já informou os jogadores de que a nova temporada arranca no primeiro dia de julho (sexta-feira), com os habituais exames médicos no Olival e trabalho de campo. Significa isto que o FC Porto terá 30 dias para preparar a estreia da nova temporada, que será a decisão da Supertaça Cândido de Oliveira, com o Tondela, em Aveiro.
Como tem sido habitual, os primeiros dias serão passados em casa, sendo de prever que mais tarde a equipa viaje até ao Sul do país para o tradicional estágio, que deverá ter o Vale do Garrão como palco. Por definir estão, ainda, os jogos de preparação que o FC Porto fará para olear a máquina tendo em vista o ataque à nova temporada, em que vai defender a dobradinha.
O arranque, como escrevemos, será a 1 de julho, mas nem todos se irão apresentar ao serviço nessa data. Isto porque o FC Porto cedeu 11 jogadores às respetivas seleções neste final de temporada e esses vão ser autorizados a apresentarem-se alguns (poucos) dias mais tarde. Estamos a falar de Pepe, Vitinha, Otávio, Diogo Costa, Fábio Vieira, Francisco Conceição, João Mário, Zaidu, Eustáquio (se o FC Porto acionar a opção de compra), Taremi e Grujic. Todos eles têm o útimo jogo entre 11 e 13 de junho e só então poderão entrar de férias.
Os restantes companheiros já se encontram no período de descanso. Marchesín, por exemplo, viajou com a família até às Maldivas, Uribe está na Colômbia e em breve irá passar para o clube dos casados, Toni Martínez prepara, em Múrcia, o batizado da filha Sofia.
Por cá, Sérgio Conceição está a ultimar o relatório de balanço da temporada e de projeção da próxima para entregar a Pinto da Costa e Luís Gonçalves (diretor-geral para o futebol), o que deverá acontecer muito em breve. Neste documento, o treinador vai detalhar o que espera deste mercado de transferências, bem como tratar de questões logísticas. De acordo com o que O JOGO apurou, nesta altura, falta apenas compilar as partes dos outros elementos que compõem a equipa técnica. Só depois o treinador irá de férias com a família.