Os dragões têm 17,8% de probabilidade de vencer a competição, segundo a Opta
Corpo do artigo
A Opta Analyst, uma conhecida empresa de análise estatística e de dados de vários desportos, elaborou um trabalho sobre as probabilidades de que cada equipa tem de chegar aos oitavos de final, aos quartos, às meias e à final da Liga Europa, apontando o FC Porto como o favorito a vencer a prova, com 17,8% de chances.
"FC O Porto tem, de facto, uma afinidade com esta competição, tendo-a conquistado com José Mourinho em 2003 (quando era Taça UEFA) e em 2011 com André Villas-Boas, que é agora o seu presidente. É o único clube português a vencer a Taça UEFA/Liga Europa, enquanto apenas cinco equipas do continente a venceram mais vezes. Agora, sob a liderança de Vítor Bruno, adjunto de Sérgio Conceição durante os sete anos em que este esteve no comando, o FC Porto é talvez um pouco mais desconhecido esta época. Mas é um clube que participa regularmente nas competições europeias e tem muito talento à sua disposição. Dado o seu estatuto de favorito de acordo com o supercomputador, é também, sem surpresa, projetado como o mais provável de chegar aos oitavos de final, o que acontece em 87,6% das simulações. O que se explica, em parte, pelo facto de o FC Porto ter chegado aos oitavos de final de uma das competições europeias em cada uma das últimas 18 épocas, tendo falhado pela última vez em 2005/06, quando ficou no último lugar de um grupo da Liga dos Campeões que também incluía o Inter, o Rangers e o Artmedia Bratislava. O FC Porto é considerado o clube com maiores hipóteses de passar à fase a eliminar, tendo chegado à final em mais de um quarto das simulações (26%)", descreve o supercomputador da Opta.
Segue-se o Athletic Bilbau (10,9%), o Slavia Praga (9,6%), o Tottenham (8,6%), a Roma (8,2%), o Manchester United (7,1%), a Lázio (6,1%), o Galatasaray (5,2%), a Real Sociedad (3,6%) e o Eintracht Frankfurt (3,6%) no top-10.
O Braga aparece no 13.º lugar, com 1,7% de probabilidades de vencer.
A Opta faz também uma análise ao grau de dificuldade que as equipas vão enfrentar na fase de liga. Numa escala de 76 a 92, os azuis e brancos terão uma média de dificuldade 85,6, a quarta mais alta. De recordar que defrontam Bodo/Glimt (fora), Manchester United (casa), Hoffenheim (casa), Lázio (fora), Anderlecht (fora), Midtjylland (casa), Olympiacos (casa) e Maccabi Telavive (fora).
Já o Braga terá um grau de dificuldade de 85,3, segundo os cálculos do supercomputador da Opta, ou seja, a nona mais alta. Defronta, curiosamente, cinco adversários que o FC Porto também enfrenta: Maccabi Telavive (casa), Olympiacos (fora), Bodo/Glimt (casa), Elfsborg (fora), Hoffenheim (casa), Roma (fora), Union Saint-Gilloise (fora) e Lázio (casa).