JORNADA EM ANÁLISE - Dados e curiosidades após a sétima jornada da I Liga
Corpo do artigo
O atual primeiro classificado da I Liga é o Famalicão, com mais um ponto que Benfica e FC Porto. Se o momento é inesperado, já o futebol praticado pelos minhotos revela razões deste sucesso nas primeiras sete jornadas do campeonato.
Há nove suplentes que foram sempre para o banco e não foram utilizados em qualquer das sete rondas
O Famalicão é a equipa com mais golos de contra-ataque da I Liga. A especialidade dos famalicenses foi levada ao extremo de estes somarem o triplo dos golos em contragolpe - nove - relativamente aos quatro perseguidores do ranking: Benfica, FC Porto, Rio Ave e Tondela, todos com três.
A capacidade do Famalicão em explorar com eficiência os momentos de transição é curiosa tendo em conta que o Famalicão é uma equipa que, na I Liga, só perdeu um jogo para o adversário - este último, com o Belenenses - na guerra da posse de bola, e mesmo aqui pela margem mínima de 49%/51%.
Os golos na sequência de contra-ataque valem 21% (33 em 155) dos tentos da prova. Valor que sobe para os 31% se considerarmos apenas os de bola corrida (105). Esta tendência está em linha com os números verificados na época passada, onde valeram exatamente os mesmos 31% dos golos de bola corrida.
OUTRAS CURIOSIDADES
29" Minutos/golo é o melhor rácio
Anderson Oliveira (Famalicão) apresenta o melhor rácio de minutos/golos da I Liga. Marca, em média, um golo a cada 29 minutos e é o suplente utilizado com mais golos (quatro) nas ligas top 10 da UEFA.
Dois de cadastro limpo
As expulsões de Taarabt (Benfica, na foto) e João Afonso (Gil Vicente) reduziram para duas as equipas sem expulsões na Liga. Santa Clara e Moreirense são os únicos com o cadastro limpo.
11353525
26 bolas ao ferro
Se bola ao poste/travessão é excesso de pontaria, Ricardo Horta (Braga) tem de rever as coordenadas. É o jogador com mais bolas à moldura: três. Alex Telles (FC Porto) e Nuno Santos (Rio Ave) somam duas.
Nove só aquecem banco
Há nove suplentes que foram sempre para o banco e não foram utilizados em qualquer das sete rondas da I Liga. Seis são guarda-redes e três jogadores de campo: Jardel (Benfica), Pedro Amaral (Rio Ave) e Walterson (Famalicão).
15 reviravoltas
O Moreirense permitiu a 2.ª reviravolta consecutiva (Marítimo e Benfica). Os cónegos lideram o ranking de reviravoltas consentidas das últimas cinco épocas. 1.º Moreirense (15); 2.º Rio Ave (10); 3.ºs Portimonense e Tondela (9).
Quarto com mais chicote
A substituição de Leonel Pontes por Silas é a 14.ª mudança de técnico no Sporting nos últimos 25 anos. Os leões são o quarto clube com mais trocas: 1.º V. Setúbal (17), 2.ºs Belenenses e Marítimo (16), 4.ºs Sporting e Académica (14).