Eventual presença do FC Porto no Jamor e o apuramento dos "canucks" para a Liga das Nações adiará as férias do médio somente para a terceira semana de julho. Provas nacionais arrancam pouco depois...
Corpo do artigo
A primeira ronda de jogos das seleções trouxe um problema para o FC Porto na preparação da próxima época. O Canadá confirmou o (esperado) apuramento para a Gold Cup na madrugada de sábado para domingo e, tendo em conta a importância de Stephen Eustáquio para os "canucks", só uma surpreendente exclusão da lista de convocados de John Herdman permitirá a presença do médio no arranque dos trabalhos de pré-temporada dos azuis e brancos, que deverá acontecer no início de julho.
Canadá garantiu presença na Gold Cup, que se disputa no verão, e está a um ponto da fase final da Liga das Nações
Aliás, Stephen poderá não ter mesmo qualquer período de descanso até à terceira semana desse mês se os dragões se apurarem para a final da Taça de Portugal (4 de junho). Isto porque os canadianos só precisam de um ponto para se qualificarem para a fase final da Liga das Nações da CONCACAF, que se joga em junho. Mas vamos por partes.
A participação do Canadá na Gold Cup ficou garantida com uma vitória, por 2-0, em Curaçau. Stephen Eustáquio integrou o onze dos "canucks", mas foi substituído aos 70 minutos, com o resultado já feito, num jogo em que Steven Vitória (Chaves) alinhou do início ao fim e Kenji Gorré (Boavista) só saltou do banco da seleção anfitriã aos 68". O médio do FC Porto assumiu um papel de destaque pela pressão que exerceu e pelas recuperações de bola que acumulou, ajudando os canadianos a carimbar o passaporte para a principal competição de seleções da CONCACAF, que este ano será organizada pelos Estados Unidos.
Utilização: médio alinhou durante 70 minutos no jogo contra Curaçau
A fase de grupos decorrerá de 24 de junho a 4 de julho, os quartos de final entre 8 e 9 de julho, as meias-finais a 12 de julho e a final a 16 do mesmo mês. Atendendo ao crescimento do futebol no país, a seleção canadiana é uma das novas potências do continente, a par dos vizinhos norte-americanos e ainda dos mexicanos, pelo que a probabilidade de chegar aos últimos dias da competição é elevado, adiando assim o regresso ao FC Porto.
Datas: a Liga das Nações joga-se de 15 a 18 de junho e a Gold Cup de 24 de junho a 16 de julho
Este triunfo em Curaçau deixou ainda o Canadá à porta da fase final de outra prova, a Liga das Nações. Tudo o que Eustáquio e companhia têm de fazer para lá chegar é não perder em casa, contra as Honduras, na madrugada de terça para quarta-feira. Os hondurenhos venceram na primeira volta, mas as duas seleções entram para a derradeira jornada empatadas no número de pontos (seis) e o primeiro fator de desempate (diferença golos) pende claramente a favor dos canadianos. Por isso, há também uma forte hipótese de o médio estar nas meias-finais, que se jogam a 15 de junho, 11 dias depois da final da Taça de Portugal, na qual o FC Porto espera marcar presença. O encontro decisivo da Liga das Nações da CONCACAF, bem como o de atribuição do terceiro e quarto lugares, estão previstos para 18 de junho.
16075999
Números
28 - São as internacionalizações de Eustáquio pelo Canadá, depois de ter jogado em sete ocasiões pela seleção de Sub-21 de Portugal. A estreia pelos "canucks" foi a 16 de novembro de 2019, contra os Estados Unidos
Três - Foram as vezes que o médio nascido em Leamington marcou ao serviço dos canadianos. Costa Rica, México e Jamaica foram as vítimas
36 - Total de encontros que o jogador de 26 anos leva esta época entre FC Porto (33) e a seleção do Canadá (3)
16076476