UM A UM - Análise ao desempenho dos jogadores do Sporting, que venceram o PSV Eindhoven por 4-0, em partida da Liga Europa
Corpo do artigo
SPORTING UM A UM
Luís Maximiano 7
A um guarda-redes pedimos segurança, leitura de jogo e agilidade de movimentos - e defesas, claro. Max teve tudo isto na sua estreia europeia, começando a sair-se com coragem a um Bruma isolado (20") e passando por uma patada de craque a remate complicado de Ihattaren (46"). Noite grandiosa do miúdo.
Rosier 5
Cinzenta exibição do francês que arrancou com vontade de subir e fazer estragos, mas deixou-se ultrapassar muitas vezes pelos jogadores do PSV.
Ilori 6
É difícil brilhar quando há um Mathieu de gala. Ainda assim, o central cumpriu, mesmo que com um ou outro erro.
Mathieu 8
O "velhinho" vestiu o melhor fato, usado mas ainda com o glamour dos grandes defesas. O golo aos 43" foi a cereja num topo de um bolo recheado de cortes exímios e liderança a quem estava ao seu redor. Saiu, claro, ovacionado - não merecia menos do que isso.
Acuña 7
Aplicou em campo a imagem de marca: batalhador, com noção de quando jogar simples, mas também a perceber quando podia ir por ali fora. Assim foi e ao minuto 63" sacou o penálti do 4-0 após passar por meio mundo.
Doumbia 6
Silas pediu à equipa para iniciar a construção ainda dentro da área e o costa-marfinense funcionou como a peça central dessa manobra. Não correu sempre bem, mas compensou com algumas saídas da pressão, metros à frente, quando o PSV parecia ir para cima do Sporting. Exibição em crescendo.
Wendel 6
Reapareceu na equipa mais de um mês depois, mas demorou a entender como o leão se estava a organizar em termos ofensivos. Soltou-se quando o PSV deu espaço, na segunda parte, e foi dobradiça nos movimentos de Bruno.
Bolasie 6
Tal como Wendel também começou o jogo "preso" e tal como o brasileiro lá se foi soltando com os espaços cada vez maiores. Falhou a bicicleta aos 42" e disparou duas vezes à baliza (59" e 69").
Vietto 6
Futebolista de "engate", não conseguiu meter a velocidade certa sobre a esquerda, mas na etapa final, a descair muito mais para o meio, levou perigo à baliza do PSV, como aquele remate que aos 57" pedia golo.
Luiz Phellype 7
Um jogo trabalhado e muito inteligente do brasileiro que logo aos 9" usou a cabeça da melhor fora para responder ao cruzamento de Bruno. Perto do 3-0 ao minuto 42".
Jesé 6
Entrou cheio de genica, ao centro, e falhou uma emenda aos 75". Bem se esticou...
Neto 6
Um par de cortes importantes para ajudar ao 4-0 final.
Rafael Camacho 5
Entre linhas com intensidade.
A FIGURA
Bruno Fernandes 9
A semana foi preenchida: começou com estatuto, a ver o seu nome entre os 50 melhores futebolistas do ano para a UEFA; passou pela melhoria - via aumento - do seu contrato com o Sporting e acabou com o brilho do costume. Frente ao PSV, o capitão mostrou que a magia não precisa de renovação, sacou da varinha e liderou os verdes e brancos para a melhor exibição da época até agora. Aos 9" assistiu, de primeira e com a parte de fora do pé, Luiz Phellype para o 1-0; aos 16" foi por ali fora e deixou uma bomba dentro da baliza; aos 43" deu palco a Mathieu no 3-0 e ainda deitou Unnerstall ao fechar as contas, através da marca dos 11 metros.
11555650