Sporting um a um frente ao Santa Clara: fé de Coates deu a sensação de déjà vu
Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do Sporting no triunfo caseiro, por 2-1, sobre o Santa Clara, ao cair do pano.
Corpo do artigo
SPORTING UM A UM
Adán 5
Muito em jogo na circulação de bola nas saídas, em zonas muito próximas da baliza e sob pressão, e com bastante ação em cruzamentos. Pouco testado, no golo não chegou a tempo de travar o disparo de curta distância.
Gonçalo Inácio 6
Tranquilo nas saídas, embora nem sempre eficaz no passe longo. Aos 57", esteve em foco, sob pressão, mas resolveu.
A FIGURA
Coates: 7
Líder guiado por uma estrela no céu
Recentemente sofreu na pele o desgosto e frustração de perder um amigo, o ex-colega uruguaio Santiago "Morro" Garcia, que se suicidou, e logo de seguida foi herói ao fazer o bis que deu o triunfo contra o Gil Vicente - que lhe dedicou. Ontem houve uma sensação de déjà vu em Alvalade, com o capitão a nunca perder a fé e a liderar com alma e coração de ferro um grupo que não desanimou e não se foi abaixo com o golo sofrido perto do fim, marcando novamente o golo da vitória mesmo ao cair do pano. Já antes da cabeçada triunfante tinha estado em dois lances de perigo. Ah, claro, e foi exemplar a defender, uma vez mais.
https://ojogo.vsports.pt/embd/65711/m/7194/ojogo/f2cf52e021e0ce8ad5073e50078fe49b?autostart=false
Feddal 4
Complicou com um corte incompleto do qual resultou o golo do Santa Clara e saiu logo a seguir, sacrificado para Amorim para a equipa se virar de urgência para o ataque.
Matheus Nunes 6
Rigoroso no cumprimento tático das funções de uma posição na qual tem poucas rotinas, na ala direita, numa exibição que abrilhantou com a qualidade técnica aplicada nas subidas, sobretudo nos primeiros vinte minutos. Aos 56" por pouco não conseguiu "pentear" cruzamento da direita de Tabata.
João Mário 6
Em pés de veludo foi dando ar à equipa para respirar na pressão inicial dos açorianos. Participou na jogada do primeiro golo, numa fase intermédia com segurança a distribuir jogo, e foi decisivo no segundo: quando o remate parecia a melhor opção, cruzou forte para Coates e deu a vitória.
João Palhinha 6
Mais um grito de exclamação a pedir a Fernando Santos a convocatória para a Seleção Nacional. Brilhante no posicionamento, na recuperação, no passe curto e longo, nos movimentos sem bola e na ocupação de espaços, e com alta intensidade. Respira confiança e voltou a deixar marca. No 1-0 foi decisivo a recuperar a bola, primeiro, e depois a sair da pressão, com calma e engenho. Aos 65" foi rápido a colocar-se à frente do remate de Anderson.
Nuno Mendes 4
Pouco afoito nas subidas, os dribles não lhe saíram e os cruzamentos ainda menos. A defender foi cumpridor.
Tabata 6
Com um passe a rasgar ofereceu o primeiro golo. Sempre atento às dobras defensivas, nunca deixou Matheus Nunes malparado.
Tiago Tomás 5
Correrias infrutíferas mas que desgastaram os rivais. Valeu pelo esforço.
Pedro Gonçalves 6
Inaugurou o marcador com a frieza do costume, em remate cruzado (o seu 15.º golo na I Liga). Alguns apagões durante o jogo.
https://ojogo.vsports.pt/embd/65694/m/7194/ojogo/d68a063392ce801338b71dda1589567b?autostart=false
Matheus Reis 5
Discreto quer na esquerda quer no meio.
Daniel Bragança 5
Vagabundo em campo, ajudou atrás e à frente.
Nuno Santos 5
Deu energia e esteve na jogada do 2-1.
Jovane 5
Entrou e criou logo perigo, mas falhou a emenda.