Sporting um a um frente ao Santa Clara: fé de Coates deu a sensação de déjà vu

Sporting players celebrate at the end of their First League Soccer match against Santa Clara held at Alvalade Stadium, in Lisbon, Portugal, 05 March 2021. JOSE SENA GOULAO/LUSA
LUSA
Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do Sporting no triunfo caseiro, por 2-1, sobre o Santa Clara, ao cair do pano.
Corpo do artigo
SPORTING UM A UM
Adán 5
Muito em jogo na circulação de bola nas saídas, em zonas muito próximas da baliza e sob pressão, e com bastante ação em cruzamentos. Pouco testado, no golo não chegou a tempo de travar o disparo de curta distância.
Gonçalo Inácio 6
Tranquilo nas saídas, embora nem sempre eficaz no passe longo. Aos 57", esteve em foco, sob pressão, mas resolveu.
A FIGURA
Coates: 7
Líder guiado por uma estrela no céu
Recentemente sofreu na pele o desgosto e frustração de perder um amigo, o ex-colega uruguaio Santiago "Morro" Garcia, que se suicidou, e logo de seguida foi herói ao fazer o bis que deu o triunfo contra o Gil Vicente - que lhe dedicou. Ontem houve uma sensação de déjà vu em Alvalade, com o capitão a nunca perder a fé e a liderar com alma e coração de ferro um grupo que não desanimou e não se foi abaixo com o golo sofrido perto do fim, marcando novamente o golo da vitória mesmo ao cair do pano. Já antes da cabeçada triunfante tinha estado em dois lances de perigo. Ah, claro, e foi exemplar a defender, uma vez mais.
https://ojogo.vsports.pt/embd/65711/m/7194/ojogo/f2cf52e021e0ce8ad5073e50078fe49b?autostart=false
Feddal 4
Complicou com um corte incompleto do qual resultou o golo do Santa Clara e saiu logo a seguir, sacrificado para Amorim para a equipa se virar de urgência para o ataque.
Matheus Nunes 6
Rigoroso no cumprimento tático das funções de uma posição na qual tem poucas rotinas, na ala direita, numa exibição que abrilhantou com a qualidade técnica aplicada nas subidas, sobretudo nos primeiros vinte minutos. Aos 56" por pouco não conseguiu "pentear" cruzamento da direita de Tabata.
João Mário 6
Em pés de veludo foi dando ar à equipa para respirar na pressão inicial dos açorianos. Participou na jogada do primeiro golo, numa fase intermédia com segurança a distribuir jogo, e foi decisivo no segundo: quando o remate parecia a melhor opção, cruzou forte para Coates e deu a vitória.
João Palhinha 6
Mais um grito de exclamação a pedir a Fernando Santos a convocatória para a Seleção Nacional. Brilhante no posicionamento, na recuperação, no passe curto e longo, nos movimentos sem bola e na ocupação de espaços, e com alta intensidade. Respira confiança e voltou a deixar marca. No 1-0 foi decisivo a recuperar a bola, primeiro, e depois a sair da pressão, com calma e engenho. Aos 65" foi rápido a colocar-se à frente do remate de Anderson.
Nuno Mendes 4
Pouco afoito nas subidas, os dribles não lhe saíram e os cruzamentos ainda menos. A defender foi cumpridor.
Tabata 6
Com um passe a rasgar ofereceu o primeiro golo. Sempre atento às dobras defensivas, nunca deixou Matheus Nunes malparado.
Tiago Tomás 5
Correrias infrutíferas mas que desgastaram os rivais. Valeu pelo esforço.
Pedro Gonçalves 6
Inaugurou o marcador com a frieza do costume, em remate cruzado (o seu 15.º golo na I Liga). Alguns apagões durante o jogo.
https://ojogo.vsports.pt/embd/65694/m/7194/ojogo/d68a063392ce801338b71dda1589567b?autostart=false
Matheus Reis 5
Discreto quer na esquerda quer no meio.
Daniel Bragança 5
Vagabundo em campo, ajudou atrás e à frente.
Nuno Santos 5
Deu energia e esteve na jogada do 2-1.
Jovane 5
Entrou e criou logo perigo, mas falhou a emenda.
