As notas d'O JOGO na derrota do Sporting por 0-1 frente ao Villarreal, em jogo a contar para a Liga Europa
Corpo do artigo
Salin 6
Evitou o acumular do resultado com uma boa defesa a remate de Fornals, aos 51", e com uma saída corajosa perto do final a impedir que Raba avançasse para a baliza deserta.
Bruno Gaspar 3
Não teve pedalada para travar Pedraza e foi inexistente a nível ofensivo até sair devido a lesão, aos 27 minutos.
Coates 6
Frustrado pela falta de verticalidade dos médios, o central acumulou as funções de "bombeiro" na defesa com as de construtor de jogo, empurrando a equipa para a frente através de arrancadas desde a sua área. Numa delas, aos 58", obrigou Andrés Fernández a uma boa defesa.
André Pinto 5
Passou por dificuldades face às constantes diagonais do endiabrado Chukwueze, mas, diga-se, não comprometeu.
Acuña 3
Um desastre ao nível do controlo emocional. Viu um amarelo logo a abrir por protestos e na segunda parte, quando o Sporting ameaçava o empate, foi expulso após um carrinho despropositado longe da sua baliza. Pesadelo completo ao ser batido em velocidade por Chukwueze no início do lance do 1-0.
Petrovic 4
O "Mascarilha" jogou a passo, errou vários passes aparentemente fáceis e foi demasiado macio no confronto com os adversários. Um pouco mais de garra e compromisso não lhe ficaria mal.
Miguel Luís 5
O miúdo "escondeu-se" em demasiados passes para os centrais e para o lado e não foi a muleta que Bruno Fernandes precisava. No entanto, compensou com uma boa atitude a defender.
Bruno Fernandes 5
Não conseguiu dar sequência ao excelente momento de forma, mostrando-se tímido na hora de visar a baliza e pouco lúcido no último passe. Ainda assim, foi dos que mais lutaram por melhor sorte.
Jovane 5
Demorou a entrar em jogo, mas, quando "acordou", fez o primeiro remate à baliza do Sporting, aos 42". Na segunda parte tentou remar contra a maré, porém pecou no capítulo da decisão.
Bas Dost 5
Correu muito para fugir à marcação impiedosa dos três centrais e só uma vez, aos 69", recebeu uma bola em condições, onde obrigou Andrés Fernández à defesa da noite.
Ristovski 6
Tentou desequilibrar com sucessivas arrancadas pelo lado direito.
Luiz Phellype 5
Deu mais corpo ao ataque do Sporting e a sua presença em campo permitiu a Dost ter mais espaço entre os três centrais do Villarreal.
Wendel 5
O médio evidenciou vontade de dar algo novo à equipa, mas esbarrou na muralha amarela.
A FIGURA
Raphinha: 6
Poste impediu vingança do saco de pancada
Vítima preferida dos defesas adversários, que o castigaram com faltas duras perante a "cumplicidade" do árbitro Clément Turpin, Raphinha soube sempre levantar-se para provar aos prevaricadores que o futebol joga-se com a bola nos pés. Fazendo uso da sua técnica e velocidade, o saco de pancada leonino entortou várias vezes Álvaro e Gaspar, com especial destaque para a jogada onde serviu Dost, que rematou para grande defesa de Fernández. Aos 75 minutos, teve no pé direito a oportunidade de vingar-se dos "agressores", mas a bola, caprichosa, embateu no poste direito perante os lamentos do público de Alvalade.