
epa09486414 Sporting player Pedro Porro celebrates after scoring a goal against Maritimo during their Portuguese First League soccer match held at Jose Alvalade Stadium in Lisbon, Portugal, 24 September 2021. EPA/MANUEL DE ALMEIDA
EPA
Confira a avaliação feita por O JOGO aos jogadores do Sporting no triunfo por 1-0 frente ao Marítimo.
Corpo do artigo
Adán 5
Tentou numa finta sobre André Vidigal no início do jogo, que correu bem. Perante um adversário que arriscou pouco, não teve muito trabalho.
Neto 6
Um ou outro lance que podia ter antecipado de outra forma, mas resolveu com aparente facilidade os lances que lhe chegaram à sua zona.
Coates 6
Quando a equipa estava no ataque, o capitão era o mais recuado em campo. Voltou a ser uma arma nos lances de bola parada e esteve perto de marcar duas vezes.
Feddal 6
Com maior ou menor dificuldade, afastou a maioria das bolas que se aproximavam da grande área.
Palhinha 7
Foi muitas vezes o primeiro homem a tentar impedir a construção do adversário. Fez boas combinações com os colegas do ataque e arriscou por duas vezes o remate, numa delas obrigando Paulo Victor a aplicar-se.
Matheus Nunes 5
Excetuando uma boa combinação com Pedro Porro e Paulinho, aos 11", raramente conseguiu ajudar na construção atacante.
Rúben Vinagre 5
Não comprometeu defensivamente, mas não deu grande profundidade pelo flanco esquerdo.
Sarabia 6
Cada vez mais entrosado, teve várias iniciativas de ataque e fez boas combinações com Paulinho e Nuno Santos. Aos 41", obrigou Paulo Victor a desviar a boa para canto.
Nuno Santos 7
Lutador e inconformado com o marcador, mas a sorte não o acompanhou. Foi várias vezes atrás para ir buscar a bola e, aos 22", obrigou Paulo Victor a uma grande defesa. Aos 26", tentou um chapéu que saiu à barra e, aos 36", viu um defesa negar-lhe o golo. No início da segunda parte, uma boa combinação com Paulinho foi travada pelo guardião maritimista. Acabou como lateral-esquerdo.
Paulinho 6
A entrega habitual em prol da equipa. Aos 11" esteve quase a finalizar e aos 24" tentou um desvio de calcanhar. Também condicionou a saída de bola do adversário.
Tiago Tomás 6
Ajudou a criar mais espaços e quase marcou, aos 89".
Jovane 6
Acaba por ser decisivo ao ganhar a grande penalidade. Trouxe mais velocidade ao ataque.
Daniel Bragança 6
Recuperou bolas e trouxe mais qualidade no passe longo.
Tabata 5
Mais um que ajudou a carregar na fase final.
Ricardo Esgaio 5
Trouxe mais rapidez na saída de bola a partir do eixo.
A FIGURA
Pedro Porro: 8
Um calmante a partir dos 11 metros
Pelo segundo jogo consecutivo, o lateral espanhol assumiu a responsabilidade de marcar a grande penalidade e, agora nos instantes finais da partida, numa situação ainda de maior pressão, voltou a não falhar. Mas o jogo de Pedro Porro não se limitou ao golo marcado. Sem grande oposição dos alas contrários, atuou grande parte do jogo como extremo e até podia ter marcado, sem ser de penálti, mas o tiro, aos 74", esbarrou no poste. Fez vários bons cruzamentos, que não tiveram a resposta desejada por parte de Paulinho, Sarabia e Nuno Santos. Também criou perigo nas bolas paradas, principalmente nos cantos.
