
.
AlgarvePhotoPress/Global Imagens
Leões já conquistaram pontos ao cair do pano em quase um terço dos jogos da liga, além da ida à final da Taça de Portugal. Lema é não desistir.
O triunfo arrancado a ferros nos instantes finais do encontro de Portimão (2-1, por Bruno Fernandes, aos 89") é uma tendência leonina na presente edição da Liga. Começou logo à segunda jornada (1-0 ao V. Setúbal obtido aos 86", por Bas Dost) a inclinação do Sporting para sofrer até ao fim dos jogos e já se verificou em nove partidas, perfazendo a conquista "in extremis" de 17 pontos, em praticamente um terço das 32 jornadas até agora disputadas (além, recorde-se, de um golo aos 85" de Coates, sobre o FC Porto, ter possibilitado a ida à final da Taça de Portugal).
Nos referidos nove encontros com golos do Sporting nos últimos cinco minutos, em oito conseguiu vencer e assim somar dois pontos extra, e noutro evitou a derrota, resgatando pelo menos um ponto.
Leões reverteram pela décima vez um resultado nos instantes finais esta época em Portimão: uma valeu o Jamor
Essa tendência de festejar golos no último suspiro já está interiorizada e foi adotada pelos jogadores como o novo lema, destronando o habitual "união de aço" nas manifestações destes nas redes sociais, nomeadamente nas últimas horas, já após o triunfo sobre o Portimonense que deixou o leão em posição favorável para ascender ao segundo lugar e eventualmente sonhar mesmo com o título, que ainda há semanas era uma miragem. Ao invés, os leões já perderam cinco pontos no fim (V. Setúbal, Benfica e Braga).
"Vitória sofrida e suada, mas muito importante para os nossos objetivos deste final de época", escreveu Bruno Fernandes, o herói de Portimão. "Custou muito, mas vencer perto do fim deixou-nos felizes. O objetivo de sermos primeiros mantém-se intacto. Com o Benfica, vamos lutar fortemente para conseguir o segundo lugar e também para continuar a aspirar ao primeiro", juntou Bryan Ruiz. Battaglia falou em deixar tudo em campo: "Se tiveres que morrer, morre a lutar. Até ao fim! Missão cumprida." Gelson, Acuña e Coates também destacaram a capacidade leonina de lutar até ao fim.
Golos arrancados ao cair do pano:
Portimonense, 1-2 - Bruno Fernandes 89"
Chaves, 1-2 - Bas Dost 86"
Moreirense, 1-0 - Gelson 90"+2"
Tondela, 1-2 - Coates 90"+9"
V. Guimarães, 1-0 - Mathieu 85"
Braga, 2-2 - Bruno Fernandes 90"+5" (g.p.)
Rio Ave, 0-1 - Bas Dost 85"
Feirense, 2-3 - Bas Dost 90"+8" (g.p.)
V. Setúbal, 1-0 - Bas Dost 86" (g.p.)
