Desde que existe Academia, Tiago Tomás é a segunda cria com mais golos enquanto membro da elite de pleno direito.
Corpo do artigo
Numa altura em que se iniciava o debate sobre a escassa produtividade dos avançados do Sporting, Rúben Amorim "sacou" Tiago Tomás da cartola e o jovem, de 18 anos, deu uma resposta à altura com um golo e uma assistência na vitória (3-0) sobre o Paços de Ferreira, na Taça de Portugal.
13131703
Mesmo com a intermitência nas primeiras escolhas do treinador, TT já leva quatro golos em 12 jogos para todas as competições e o seu arranque enquanto membro, desde início da época, do grupo de elite dos leões tem laivos do que foi protagonizado por Ronaldo, em 2002/2003.
À época, a então jovem promessa do Sporting foi aposta forte de Laszlo Boloni no início da sua caminhada até ao topo do mundo e, nos 12 primeiros jogos, também apontou quatro golos: Moreirense (bis), Boavista e Estarreja. No entanto, o atual goleador da Juventus alcançou esse pecúlio com mais minutos em campo do que Tiago Tomás: os 712' contra 622' valem o desempate entre os jogadores em questão. Este ranking em particular - elaborado com números registados desde a criação da Academia - é liderado por Matheus Pereira, que marcou cinco golos em período semelhante, na época 2015/2016, quando foi puxado por Jorge Jesus para o grupo principal após dar nas vistas nos bês. Para trás, TT deixa nomes como Jovane, Carlos Mané, Nani ou Yannick Djaló, entre outros.
TT soma quatro golos e, em semelhante período, só Matheus Pereira marcou mais: cinco
O impacto do jovem avançado nas contas do Sporting acompanha o processo meticuloso de integração deste no plantel principal. Aposta habitual em escalões acima da sua idade durante a formação, o fã de Henry e Mbappé ganhou dimensão competitiva à qual aliou trabalho específico ao nível do físico para diminuir as "dores" de adaptação ao futebol sénior. Na última época, durante a interrupção provocada pela pandemia, o camisola 19 subiu à equipa principal e fez cinco jogos de aquecimento em 2019/2020 com vista à previsível "explosão" na presente temporada.
Único a faturar em três provas
Reconhecida de forma unânime como um espinho encravado na garganta dos leões, a participação nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga Europa culminou em fracasso, mas Tiago Tomás foi um dos poucos que conseguiu tirar algo positivo dos embates frente a Aberdeen e LASK. Autor dos golos do Sporting nos dois jogos - vitória por 1-0 e derrota por 4-1, respetivamente -, o avançado foi o único jogador leonino que conseguiu marcar nas três provas disputadas esta época. A quarta - Taça da Liga - está já ao virar da esquina.