Leões adquiriram apenas 50% dos direitos do jovem equatoriano, em janeiro de 2019, mas já negoceia o restante
Corpo do artigo
Ao primeiro jogo a titular na equipa principal do Sporting, frente ao Boavista, Gonzalo Plata dissipou qualquer dúvida que persistisse sobre o seu talento e a validade da aposta da SAD - e do técnico Jorge Silas.
A compra dos 50% do passe que estão ainda na posse do Independiente del Valle, sabe O JOGO, está já a ser negociada entre os leões e o clube sul-americano, um cenário, de resto, já antecipado pelo nosso jornal e que agora começa a ganhar forma. Os leões esperam mesmo concluir o processo até ao final da presente temporada.
Em janeiro de 2019, recorde-se, o Sporting adquiriu apenas metade dos direitos da jovem promessa do Equador (por um milhão de euros), um "sacrifício" que permitiu, porém, bater a concorrência de emblemas de topo como o Barcelona e o Manchester City. Depois das exibições no Mundial de Sub-20 que deslumbraram olheiros internacionais, Plata começa a despontar em Alvalade e a sua cotação sobe em flecha, pelo que as negociações vão significar um investimento superior ao efetuado há um ano, mas darão no futuro outra segurança aos leões.
A SAD está segura que o camisola 20 trará dividendos desportivos e financeiros, pelo que avança decidida para a compra dos 50% remanescentes, apurou O JOGO.
Após um período no ostracismo, afastado das escolhas, Plata começou a ser aposta progressiva de Silas depois da exibição em Portimão para a Taça da Liga (no final de dezembro), e contra os axadrezados, motivado e confiante, convenceu, cativou e disparou na maioria dos itens estatísticos relevantes. Nos onze jogos na equipa principal, leva seis remates à baliza (dois golos)... em oito tentativas.
Importante na pressão (4 interceções e 5 recuperações contra o Boavista), nos restantes aspetos ofensivos também se exibiu, superando a sua média até então (ver quadro nesta página). Foi mesmo o melhor Plata à leão. "Plata ainda não conseguiu meter tudo cá para fora. Tem de crescer e ganhar outras coisas. Será um jogador a ter em conta no panorama do futebol mundial", afirmou Silas após o triunfo sobre o Boavista.