Sporting prepara Dortmund com o dobro de minutos nas pernas em relação a 2020/21
O Sporting já fez mais dez jogos do que nesta altura da época passada, mas só mais dois pela presença europeia. Paragens constantes para jogos internacionais também aumentam o desgaste
Corpo do artigo
O Sporting está a preparar um jogo decisivo, que se disputa em Alvalade na quarta-feira contra o Dortmund, com mais 10 377 minutos de jogo nas pernas em relação à mesma data na temporada anterior, contabilizando os jogos em todas as provas dos jogadores que compõem os respetivos plantéis de 2020/21 e 2021/22, por clubes e seleções.
Plantel chega a esta data, em vésperas do jogo decisivo contra o Dortmund, com mais 10 mil minutos nas pernas do que em 2020/21. Já teve oito lesionados
Ou seja, em vésperas de um jogo de elevada importância desportiva e financeiramente para o clube, o desgaste é evidente, pois este leão já correu o dobro do tempo que há um ano.
O Sporting leva 19 desafios esta temporada e Amorim já utilizou 24 jogadores (incluindo João Goulart, da equipa B). Mas a este número de jogos há que acrescentar os minutos que os jogadores leoninos disputaram pelas suas seleções, nomeadamente por João Palhinha, Matheus Nunes, Tiago Tomás, Porro, Sarabia, Gonçalo Esteves, Gonçalo Inácio, Coates e Ugarte (Feddal e Paulinho não têm sido chamados e Pote, quando foi, acabou dispensado por lesão). Somando tudo, os leões já levam 20 935 minutos de jogo nas pernas, não se contabilizando a utilização nos certames do verão (Europeu e Copa América), por não serem considerados ainda como da época 2021/22.
É natural haver mais jogos de clube até esta data por as provas nacionais terem começado mais cedo, mas há também mais paragens para jogos de seleções, o que gera ciclos muito intensos. O desgaste, esse está à vista e os leões já sofreram com oito jogadores lesionados em variados momentos: Coates, Pedro Gonçalves, Jovane, Vinagre, Tiago Tomás, Luís Neto, Pedro Porro e Gonçalo Inácio. Assim, a preparação para o Dortmund, que arranca hoje, tem algumas baixas, como Coates, Jovane e Vinagre.
A 21 de novembro de 2020 o Sporting tinha apenas nove jogos disputados e os seus atletas totalizavam 10558" em campo, juntando as seleções
Quanto aos mais utilizados na presente temporada, na frente segue destacado João Palhinha (1 766"), seguido de Matheus Nunes (1 613") e Coates (1 530"). O menos utilizado é Tabata, com apenas 154" (Goulart jogou 7", mas não pertence ao plantel). Há um jogador, Gonçalo Esteves, que bate recordes noutro aspeto: já atuou por quatro equipas (na principal, nos bês, nos sub-19 na Youth League e na seleção de Portugal de Sub-18).
Na época passada, que começou mais tarde, a 24 de setembro, o Sporting nesta data ainda tinha realizado apenas nove jogos, menos de metade dos desta época. Dois deles foram nas provas europeias, contra Aberdeen e LASK Linz, ou seja, menos dois jogos europeus que este ano até ao momento (o Dortmund, quarta-feira, é a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões).
Em 2021/22 o Sporting já leva 19 jogos e tem havido mais jogos de seleções que há um ano. O desgaste aumentou e os jogadores acumulam 20935"
Há um ano Palhinha, que teve covid-19 no arranque da época, ficou por esse motivo arredado do lote dos mais utilizados, recuperando terreno no resto da temporada. Nuno Mendes, com 1047", era o mais utilizado por Rúben Amorim. Já Ristovski, estava arredado das opções, mas tinha rodagem na mesma graças à seleção da Macedónia do Norte.