Quando a preparação entra numa fase mais "séria", com Roma, Sevilha e Wolverhampton no menu antes dos jogos oficiais, Pedro Gonçalves destacou-se do pelotão de concorrentes ao plantel final.
Corpo do artigo
Sete partidas foram disputadas até ao momento pelo Sporting nesta pré-época, emergindo deste lote de partidas, com grande destaque, um avançado particularmente inspirado: Pedro Gonçalves, mais conhecido por Pote, com um registo ao nível dos seus melhores dias.
Quatro golos apontados, um deles em cada um dos encontros em que participou, deixam Rúben Amorim otimista em relação ao desempenho deste nas provas oficias. E, aliás, em toda a Europa, não será fácil encontrar um avançado com produção tão ativa nesta pré-temporada.
O Sporting está ciente de que, apesar da estagnação em termos de valor de mercado por parte de Pote na última época, este arranque deixa indiciar uma rápida aceleração de valor de mercado em perspetiva, assim a boa forma prossiga nas provas oficiais, especialmente na Liga dos Campeões. Assim, os leões tentam já negociar com o Famalicão a aquisição dos 50 por cento que lhe faltam dos direitos do avançado: ou seja, caso Pedro Gonçalves seja vendido, o Sporting encaixa o total do valor, e não apenas os 50 % atualmente previstos. Nesse sentido, o Famalicão poderia reforçar-se com Geny Catamo, como contrapartida no negócio.
Mas, além de Pote, nota de realce nesta pré-época leonina é também a quantidade de elementos testados, nomeadamente com idade inferior a 20 anos. Foram 36 os jogadores já utilizados por Amorim nos sete testes até ao momento e, de entre eles, 14 têm 20 anos ou menos. Se lhe juntarmos outros nove que têm menos de 23 anos, então é bem mais de metade (23 em 36) do grupo utilizado que está ainda a dar os primeiros passos na carreira profissional. Reflexo de uma aposta declarada do Sporting na formação, que lhe tem dado bons frutos nos últimos anos.
Entre os mais jovens, realce para Renato Veiga, o único jogador de todo o plantel a ter utilização em todas as sete partidas feitas. Essugo, outro miúdo do meio-campo, é o segundo com mais jogos até agora.
Época de calvário superada
Segundo O JOGO apurou, Pedro Gonçalves enfrentou grande parte da época passada com problemas físicos no seu pé esquerdo. Depois de sofrer uma inflamação precisamente nesta parte do corpo, no estágio da seleção nacional, em Agosto de 2021 (curiosamente substituído pelo agora seu companheiro Trincão, depois da natural dispensa), o camisola 28 do Sporting falhou cerca de um mês de competição.
No entanto, a recuperação nunca foi plena e deixaria marcas visíveis naquilo que foi o rendimento mais baixo de Pote. O jogador do Sporting sofria de dores constantes naquele que é o seu pé não dominante.
Em declarações após o empate com o Villareal, onde Pedro Gonçalves até marcou um grande golo precisamente com o pé esquerdo, o internacional português apontou para as "dificuldades que sentiu toda a temporada" e agradeceu "o trabalho do departamento médico e do mister Amorim".
Depois de uma temporada abaixo dos níveis a que habituou os sportinguistas, o médio ofensivo dos leões já marcou quatro golos nesta pré-época e tem apostado no trabalho de fortalecimento muscular para evitar mais problemas físicos.