Confira as notas atribuídas por O JOGO a todos os jogadores de Sporting e Portimonense, encontro da jornada 24 do campeonato que os leões venceram por 3-1.
Corpo do artigo
SPORTING UM A UM
Renan 7
Com defesas importantes manteve os leões na frente, com destaque para o voo aos 21" e as duas intervenções seguidas, com os pés, aos 45". Não teve responsabilidade no golo sofrido e ainda teve a sua quota de felicidade ao ver uma "bujarda" do rival esbarrar na trave.
Ristovski 5
Discreto, mais preocupado nas missões de contenção do que em juntar-se ao ataque. Cumpriu atrás, e nas poucas vezes que subiu não fez a diferença.
Ilori 5
Deu espaço a mais a Paulinho antes de este rematar para o 2-1, à espera de responder com a sua velocidade de reação a uma tentativa de drible que não aconteceu. Cometeu vários erros nas saídas de bola.
Mathieu 7
Regresso triunfante como patrão da defesa. Não perdeu praticamente uma bola, evitou um golo ao atirar-se para bloquear um disparo de Tabata, e num par de subidas ao ataque criou perigo, oferecendo, aos 80", o golo a Diaby que contudo falhou.
Acuña 7
Seguro nas ações defensivas, nas ofensivas arrancou três cruzamentos com selo de golo, que Dost, Diaby e Bruno Fernandes desperdiçaram.
Gudelj 4
Apático na procura da bola e a fazer marcações suaves, à distância, chegou a ouvir de Bruno Fernandes na primeira parte. No golo sofrido perde a bola no meio-campo e depois, na recuperação defensiva, falhou na marcação e deixou escapar o autor do golo.
Wendel 5
Fruto do posicionamento recuado, foi mais faltoso e mais receoso na hora de sair em progressão. Na parte final, com a entrada de Doumbia, libertou-se para quebrar linhas no ataque.
Raphinha 7
Foi uma flecha pela direita, mas nem sempre decidiu bem. Aos 10" demorou a assistir Dost e Diaby e insistindo em jogada individual acabou por ganhar o canto do 1-0. Imediatamente a seguir protagonizou jogada rápida semelhante, mas à segunda o seu tiro foi certeiro e deixou os leões com uma vantagem confortável. Manteve o ritmo frenético até ao descanso, abrandando na segunda parte. Saiu "tocado", aos 72".
https://ojogo.vsports.pt/embd/50534/m/449768/ojogo/0103b91bafab471c48a821f281f89093?autostart=false
Bas Dost 4
Como se o ânimo já não fosse mau pelo momento que atravessa, ontem viu o público perder a paciência. A sua melhor ação foi sem bola, uma simulação (34").
Diaby 6
Marcou um golo (aos 10", de cabeça num canto), mas podiam ter sido vários. Trapalhão e sem pontaria a definir, desperdiçou lances de golo aos 25", 34", 51" e 80".
https://ojogo.vsports.pt/embd/50533/m/449768/ojogo/0dffd2ef983e93651a2007d2f08a3235?autostart=false
Luiz Phellype 4
Não dispôs de chances de perigo para finalizar. Aos 64", desmarcou-se bem, mas Raphinha atrapalhou-se e não o serviu.
Doumbia 5
Deu dinamismo nas marcações a meio-campo e soluções para a equipa sair.
Francisco Geraldes -
Tempo para ver um amarelo.
A FIGURA
Bruno Fernandes: 8
Penálti ditou o inadiável
Fez história ao marcar com classe um penálti (3-1, a sentenciar a partida aos 90"), tornando-se no médio com mais golos pelo clube numa só época (23). Mas até estava a ser uma noite atípica para o capitão leonino, pois estava azarado na finalização, desperdiçando várias situações de golo (aos 63" de forma escandalosa até). Com o "killer instinct" em baixo, esteve, contudo, brilhante no passe. Generoso, assistiu para dois golos (o primeiro a servir Diaby de canto e o segundo com uma abertura fantástica para Raphinha) e fez ainda mais um punhado de passes de morte a rasgar a defesa que os colegas não aproveitaram.
https://ojogo.vsports.pt/embd/50556/m/449768/ojogo/2ed650b19e2b66eceea932a3a26c386d?autostart=false
PORTIMONENSE UM A UM
Ricardo Ferreira 6
Na primeira estirada correspondeu. Acabou batido nos dois golos de rajada dos leões e sem culpas a assinalar.
Vítor Tormena 5
Tirou um golo certo a Diaby aos 31" e na segunda parte foi fustigado por Acuña.
Jadson 5
Estava a ser imponente nas antecipações antes de sair lesionado.
Lucas 5
Foi um esteio pelo ar e deu pouco espaço a Dost. Tremeu a fechar o espaço entre si e o lateral canhoto.
Henrique 4
O defesa-esquerdo ficou com a cabeça em água pelas iniciativas individuais de Raphinha. O segundo golo nasce dali e o Sporting percebeu que estava ali a principal brecha. Melhorou quando Aylton passou para a esquerda.
Pedro Sá 6
Sempre bem posicionado, o trinco foi um pêndulo, pautando o passe curto com mestria. Recuperou a bola que ditaria o golo do Portimonense na primeira parte.
Lucas Fernandes 6
Andou perdido, mas reequilibrou-se no passe longo. Atirou um petardo à barra a queimar o intervalo e mostrou dotes de criativo.
Bruno Tabata 6
Tem pormenores distintivos. Cresceu quando passou para a direita, podendo, daí, fazer diagonais. Isolou Paulinho para uma chance clara ainda na primeira parte. Pouco solidário a defender.
Paulinho 7
Virtuoso, consegue sair com a bola de qualquer buraco. Deixou Gudelj de cabeça em água. Marcou um, mas podia ter saído herói de Alvalade, onde o jogo todo do Portimonense lhe passou pelos pés.
https://ojogo.vsports.pt/embd/50539/m/449768/ojogo/bbe2c05ad90e5cd732dee4b7435b5f03?autostart=false
Aylton Boa Morte 6
O ex-Estoril ganhara em Alvalade na Taça da Liga e voltou a ser um quebra-cabeças. Tem a oportunidade que ressuscita o Portimonense e serve, pouco depois, Paulinho para o 2-1. Acabou a lateral no risco de Folha e o Portimonense ficou a perder. Comete penálti infantil sobre Bruno Fernandes.
Wellington 5
Entre Ilori e Mathieu, arrancou espaços, pressionou, mas combinou pouco com os companheiros. Falhou um golo cantado aos 45".
Rúben Fernandes 6
Entrando para central, esteve certinho no passe e sempre bem posicionado. Além dos desarmes, muito ajudou Henrique.
Paulinho Bóia 5
Folha lançou-o na esquerda ao mudar para 4x4x2. Teve o último remate perigoso do jogo.
Ruster -
Refrescou o meio-campo.