O Sporting tem cinco dos 28 atletas "portugueses" que vão competir na prova que se vai disputar no Egito, entre o próximo dia 21 e 19 de julho. É o mais representativo dos 19 clubes lusos fornecedores.
Corpo do artigo
Arranca no próximo dia 21 a Taça Africana das Nações, usualmente designada de CAN, como é conhecida internacionalmente, devido à designação oficial, com origem na influência francófona sobretudo no Norte do continente. A competição tem potencial para configurar-se como uma pequena mina de ouro para os leões. Isto porque o Sporting não só é o clube português que mais contribuiu, com cinco jogadores, no séquito de 28 atletas participantes na prova que representam 19 clubes em Portugal, como todos os leões dispensados para representarem os respetivos países na competição são encarados pelos responsáveis da SAD verde e branca como potencialmente transferíveis.
Leões são quem cede mais jogadores à prova que se vai disputar no Egito. Todos eles são transferíveis e vão tentar aproveitar janela de valorização
Comecemos por Bruno Gaspar. O lateral-direito de 26 anos contratado na época passada à Fiorentina por 4,5 milhões de euros repartiu a titularidade com Ristovski ao longo da época, mas face à iminente contratação de Rosier ao Dijon, está no mercado. A intenção da SAD passa por recuperar o investimento feito, tal como O JOGO deu conta em momento oportuno. Estreou-se no passado dia 8 pela seleção angolana no particular jogado com a Guiné-Bissau e vai representar os palancas negras na competição de seleções disputada no Egito entre o próximo dia 21 e 19 de julho. É na data da final da CAN que o Sporting viaja até à Bélgica para realizar um jogo de carácter particular com o Brugge, clube ao qual contratou Diaby no último defeso. O internacional maliano de 28 anos é o outro leão que evoluiu no plantel comandado por Marcel Keizer que vai marcar presença na CAN e pode aproveitar a competição para se valorizar. Apesar de ser encarado pelo técnico holandês como um elemento válido no plantel, a SAD presidida por Frederico Varandas está disponível a negociar a transferência do avançado, que evoluiu sobretudo pelas alas na época que acabou por valores a partir dos dez milhões de euros.
Segue-se um trio de leões que esteve emprestado em 2018/19 e não terá grande margem de afirmação na próxima época, podendo uma transferência ou nova cedência ser o próximo passo a dar. Trata-se de Gelson Dala, que esteve ao serviço do Rio Ave e vai representar a seleção de Angola; Mama Baldé, que foi cedido cedido ao Aves e vai jogar pela Guiné-Bissau no Egito; e Lumor, que deixou de ser opção com a chegada de Keizer a Alvalade e foi cedido aos turcos do Goztepe e vai estar ao serviço do Gana. Está assim reunido o naipe de cinco leões que terão oportunidade de se valorizar no Egito e potenciar as perspetivas de um encaixe financeiro significativo por parte dos leões.
Em paralelo a este palco, na América do Sul, o Sporting conta com mais um trio a poder valorizar-se na Copa América: Acuña pela Argentina; Coates pelo Uruguai; e Borja pela Colômbia.
E ainda há Slimani a piscar o olho e a poder fazer-se leão
Islam Slimani pode ser, no limite, o sexto leão a competir na CAN. Tal como O JOGO deu conta, o avançado argelino consta da lista de potenciais reforços para 2019/20, sobretudo consumando-se a eventual saída de Bas Dost. Desde que saiu de Alvalade, em 2016, fez 75 jogos em três épocas, marcando 18 golos. Na última época de leão ao peito, o magrebino, disputou 46 partidas e atirou a contar por 31 ocasiões.
Rendimento dos cinco
Bruno Gaspar (Angola/Sporting)
O lateral-direito contratado à Fiorentina foi discutindo com Ristovski um lugar no onze. Fez 30 dos 54 jogos da equipa, 24 deles como titular. Em 2065", marcou um golo e não teve assistências.
Diaby (Mali/Sporting)
Contratado ao Brugge no último defeso, foi a jogo em 44 ocasiões (28 a titular). Nos 2526" em campo, atuando sobretudo pelas alas, marcou sete golos e deu a marcar outros oito.
Gelson Dala (Angola/Rio Ave)
Fez 26 jogos pelos vila-condenses, tendo dado início a 18 deles. Em 1533" em campo, teve participação direta em quinze golos: marcou sete e fez oito assistências em 2018/19.
Mama Baldé (Guiné-Bissau/Aves)
Teve bom aproveitamento na segunda época de empréstimo ao Aves. Em 35 jogos (32 como titular), a que corresponderam 2751" de competição, o extremo marcou dez golos.
Lumor (Gana/Goztepe)
Fez dois jogos pelo Sporting: na despedida de Peseiro e outro com Tiago Fernandes. Deixou de ser opção com Keizer, rumou à Turquia em janeiro e fez nove jogos, somando 676" em campo.