Médio vai prolongar o vínculo com o Sporting e Rúben Amorim deixa-lhe garantias, principalmente para a próxima época
Corpo do artigo
Na antevisão ao jogo com o Santa Clara, Rúben Amorim informou que Mateus Fernandes renovou contrato com o Sporting. Os detalhes não são públicos, mas o acerto de um novo vínculo com o médio de 18 anos tem sido negociado desde que o atleta atingiu a maioridade. O algarvio deverá ficar ligado ao clube até 2026, tendo uma importante revisão salarial a caminho e uma cláusula de rescisão que não ficará abaixo dos 60 milhões de euros.
Jogador rubricou contrato profissional em 2020, tem vindo a valorizar-se nos bês e na Youth League e é tido como um atleta de alto calibre no passe. Intensidade e capacidade posicional têm sido oleadas.
O médio ofensivo convenceu na pré-temporada e o que lhe falta ainda em intensidade defensiva e posicionamento, atributos que têm sido oleados em treino, sobra-lhe em visão de jogo. O antigo ponta de lança, convertido em médio por ser mestre a assistir, tem brilhado: leva três golos em seis jogos, igualando o registo que alcançou nos 38 encontros o ano passado. Soma ainda três passes para golo e tem sido figura de proa na Youth League, mas também conquista o seu espaço na equipa B, apesar de enfrentar jogadores bem mais velhos.
Amorim deu-lhe garantias de poder estrear-se na equipa A e ganhar relevo em 2023/24. "O Mateus tem capacidade para entrar na equipa. Tem crescido muito. O futuro dele passa pela equipa principal. Ficamos felizes por renovar o contrato. Se não for regularmente titular este ano, para o próximo, mesmo com a vinda do Daniel Bragança, pode ser", afirmou o treinador, que consulta frequentemente Felipe Çelikkaya, técnico dos bês e da equipa sub-19 na Youth League, para aferir da evolução do atleta que está a ser trabalhado para a polivalência de jogar a "8" num meio-campo formado por apenas dois futebolistas. O médio foi recrutado em 2016 depois de encantar em torneios disputados pelo Olhanense, onde esteve seis anos.
15231273
Rodrigo Ribeiro no mesmo rumo
Avançado é para potenciar na Youth League e nos bês. Processo de renovação está parado
Se a renovação de Mateus Fernandes está encaminhada, a de Rodrigo Ribeiro ainda está por começar. Ao que O JOGO apurou, o avançado de 17 anos ainda não tem um novo vínculo à vista, uma situação que não é preocupante e que deverá ser corrigida ainda antes do atleta fazer 18 anos, em maio.
Para já, o jogador segue a ideia de trabalho de Mateus Fernandes e está a colher dividendos por jogar na equipa B, pois quando vai aos sub-19 tem mostrado eficácia na Youth League, onde já leva cinco golos em três jogos, estando na montra europeia por isso mesmo. O trabalho concertado por Felipe Çelikkaya, que o orienta nos bês e na Youth League, facilita o processo neste momento.
15233638