Rúben Vinagre deve tornar-se hoje jogador do Sporting e, sem saídas no setor recuado, Amorim apostará no que tem, com adaptações como a de Matheus Reis ao eixo, quando for necessário.
Corpo do artigo
As contratações - e regressos a casa - de Rúben Vinagre, que deve ser hoje oficializado, e de Ricardo Esgaio, elevaram a onze o número de jogadores que compõem o setor defensivo e fazem a SAD, carente de vendas e encaixe financeiro significativo para continuar a atacar o mercado, hesitar no reforço do eixo central.
Contratar mais um defesa para o meio era um dos objetivos na viragem da temporada, mas a evolução do defeso foi noutro sentido e agora, com jogadores polivalentes e com inteligência tática, o técnico Rúben Amorim e a direção desportiva estão preparados para arrancar a época com o que têm agora em mãos.
O trio de centrais titulares é composto por Gonçalo Inácio, Coates e Feddal; Neto e Eduardo Quaresma lutam por um lugar, e já na última temporada Matheus Reis foi utilizado como central pela esquerda. Também Esgaio chegou a cumprir essas funções, mas pela direita, em alguns jogos no Braga, e se a SAD não conseguir vender Nuno Mendes e Antunes também permanecer no clube, Vinagre poderá ser eventualmente testado também nessa posição. Amorim gosta de jogadores com inteligência tática, polivalência, e que saibam cumprir em várias posições.
O plano inicial era garantir mais um reforço para o eixo e ceder Quaresma, mas o mercado ainda não "abanou" para os lados de Alvalade nessa posição, nem em vendas em qualquer outra posição, o que limita as entradas (Vinagre, por exemplo, é emprestado e a pagar em 2022).
Prioridade: Ugarte avança para compor miolo "órfão"
A questão financeira foi decisiva para o Sporting não insistir e subir a parada no sentido de manter João Mário no plantel, e a sua saída deixa uma lacuna que a SAD quer preencher a curto prazo. Manuel Ugarte, médio uruguaio do Famalicão, é há algum tempo um alvo já definido, sinalizado e até alvo de sondagens preliminares. A contratação de Ugarte é para avançar nos próximos dias, de forma a fechar o plantel leonino... que só deverá voltar a mexer se se verificarem saídas, com Jovane e Nuno Mendes como negociáveis.