Sporting já procura sucessor de Silas: o perfil desejado e um dos nomes em agenda
O JOGO tinha avançado que o atual treinador do Sporting não o será na próxima temporada; nos últimos dias, Frederico Varandas e Hugo Viana têm realizado contactos para tirar o pulso ao mercado.
Corpo do artigo
Há não mais que duas semanas O JOGO noticiou que Silas não será o treinador do Sporting na próxima temporada, mesmo que no seu contrato conste um ano de opção além desta época e que a renovação seja automática caso fique em segundo lugar (está, por agora, a 15 pontos do FC Porto).
11751103
Houve, com efeito, desenvolvimentos nos últimos dias no que a esta pasta diz respeito, uma vez que, sabe o nosso jornal, a estrutura para o futebol dos leões, nomeadamente o presidente Frederico Varandas e o diretor desportivo Hugo Viana, já iniciaram as primeiras sondagens para tratar da questão do sucessor.
Sem que haja contactos diretos com qualquer treinador, a administração que é responsável pela mais expressiva modalidade do universo verde e branco tem procurado perceber em que situação estão técnicos que agradam, caso de Abel Ferreira. Hoje a comandar os destinos do PAOK, da Grécia, esteve na agenda antes de Silas entrar - e por lá continua - e chegou mesmo a ser contactado no sentido de aquilatar quais as condições financeiras e não só associadas a uma eventual mudança. Tal não se concretizou, mas o interesse em Abel Ferreira mantém-se. Mas não é o único.
Estrutura de futebol iniciou as primeiras sondagens para perceber quem pode ser o substituto de Jorge Silas
Mesmo não sendo de momento uma lista vasta, os olhares da cúpula do futebol leonino também chegam ao futebol nacional, onde coabitam com treinadores de qualidade, ainda que uns mais "blindados" do que outros. Em Alvalade há a consciência da dificuldade que será para o elenco diretivo leonino a escolha de um novo técnico, atendendo ao clima de instabilidade que se vive no clube, às limitações financeiras do mesmo, em particular quando comparado com os principais rivais. Com a casa ainda meio arrumada - faltam saldar dívidas a credores e não há, nestes dias, noção do orçamento para a próxima temporada -, é tempo de definir perfis e encontrar um comandante que chegue em total sintonia com quem pensa o futebol, mais precisamente alguém que seja profundo conhecedor do campeonato português e que aposte na formação.
Recorde-se que o Sporting começou a época com o holandês Marcel Keizer, sucedendo-lhe o interino Leonel Pontes (dirige os sub-23 do Sporting) antes de Silas assinar contrato.