Sporting inferniza vida ao Braga, que se tem dado melhor com Benfica e FC Porto
O Braga perdeu sete dos últimos dez jogos com o Sporting, obtendo melhor registo frente ao Benfica e, sobretudo, FC Porto. E na segunda passagem pelo Minho, Carvalhal perdeu sempre com os leões
Corpo do artigo
Sem ganhar há duas jornadas e com a contestação dos adeptos a subir de tom, como se percebeu no último jogo na Pedreira, o Braga vai tentar a retoma no campeonato em Alvalade, frente ao Sporting, que entre os denominados grandes é simplesmente o adversário que mais derrotas tem imposto aos minhotos no passado recente, um quadro que configura um duplo desafio para o conjunto de Carlos Carvalhal.
Se se olhar apenas para os últimos dez jogos contra os tradicionais candidatos ao título, as maiores dificuldades dos arsenalistas foram sentidas nos confrontos com os leões (sete derrotas, um empate e duas vitórias), mais do que nos jogos com o Benfica (seis derrotas e quatro vitórias) e FC Porto (três derrotas, três empates e quatro vitórias).
Carlos Carvalhal, que não estará no banco em Alvalade, por ter sido expulso com o Marítimo, tem também contas a ajustar com o Sporting, pois desde que voltou ao Minho, em 2020/21, perdeu todos os jogos com o Sporting, ou seja, cinco (três para o campeonato, um para a Taça da Liga e um para a Supertaça Cândido de Oliveira). Curiosamente, a última vitória dos minhotos frente aos sportinguistas foi obtida pela mão de Rúben Amorim (1-0 na Pedreira, golo de Francisco Trincão, na época 2019/20). Daí para cá, nos tais cinco jogos que resultaram em outras tantas derrotas, os minhotos marcaram dois golos e sofreram oito.
Ainda que o quarto lugar da equipa de Carvalhal não esteja, por enquanto, ameaçado, a SAD já sublinhou a necessidade de uma reação imediata. E fê-lo através da "newsletter" semanal, publicada na terça-feira. "Temos de fazer muito mais e muito melhor nos próximos jogos, de forma a regressarmos ao caminho das vitórias. Compreendemos a desilusão dos nossos sócios e adeptos e partilhamos o mesmo sentimento. Ninguém está satisfeito com os últimos resultados e agora resta-nos trabalhar mais para que, nos próximos encontros, as exibições correspondam à qualidade individual da nossa equipa".