Há golo no Sporting e a pausa para compromissos internacionais provou isso mesmo. Sete dos internacionais leoninos faturaram e até alguns dos emprestados fizeram o gosto ao pé. Houve festejos... e drama.
Corpo do artigo
As seleções roubaram o protagonismo aos clubes durante a última semana e meia e de Alvalade, para vários países e de vários escalões, saíram munições para algumas delas.
Ao todo, de um total de 25 jogadores que pertencem aos quadros dos leões e que foram chamados por seleções nesta ronda internacional, envolvidos em 22 jogos, sete deles faturaram uma soma total de 14 golos.
Pelo meio houve momentos de celebração por metas coletivas e individuais alcançadas, mas também drama, como no caso de Slimani, que marcou aos Camarões no primeiro jogo de acesso ao Mundial do Catar, viu depois dois golos seus serem anulados na segunda mão e nos descontos do prolongamento, dois minutos depois de sair de campo, o rival marcou um golo decisivo que o deixou foram do grande certame do próximo inverno.
Além do golo do argelino, também marcaram Matheus Nunes (1 golo por Portugal), Sarabia (2 golos por Espanha), Chermiti (3 golos pelos Sub-19 de Portugal), Samuel Justo (2 golos pelos Sub-18 de Portugal), Rodrigo Ribeiro (4 golos pelos Sub-17 de Portugal) e Afonso Moreira (1 golo pelos Sub-17 de Portugal).
A equipa principal esta época não se pode queixar de falta de goleadores, com Paulinho, Pote e Sarabia com 14 tiros certeiros, Nuno Santos com nove, e ainda o recém-chegado Slimani a dar mais poder de fogo na frente. E das apostas para o ataquedo futuro, Chermiti e Rodrigo Ribeiro mostraram potencial.
Nesta paragem, Matheus Nunes e Gonçalo Inácio (Portugal), Coates e Ugarte (Uruguai) e Issahaku Fatawu (Gana), celebraram a qualificação para o Mundial, e no que toca à Seleção de Portugal, há mais candidatos no plantel a irem ao Catar. A Espanha de Sarabia já estava qualificada, mas o 17 já não deverá estar nos leões quando se realizar a prova.
Emprestados também valorizaram
E se os jogadores que trabalham regularmente na Academia renderam 14 golos nesta pausa de seleções, alguns emprestados também marcaram numa jornada de valorização. Foram os casos de Joelson Fernandes (cedido ao Basileia, marcou pelos Sub-19 de Portugal ) e Jovane (cedido à Lázio, marcou por Cabo Verde). Plata (emprestado ao Valladolid) qualificou-se para o Mundial e Catamo (V. Guimarães) jogou por Moçambique, mas não marcou. Sporar (Eslovénia) e Doumbia (Costa do Marfim) desta vez não foram chamados.