Paulo Futre faz uma antevisão ao dérbi de domingo, da jornada 20 do campeonato.
Corpo do artigo
O antigo jogador de Sporting e Benfica Paulo Futre reconhece que os encarnados partem em vantagem para o dérbi da 20.ª jornada da I Liga e lembra que o plantel dos leões está em construção. "O Sporting empatou (1-1) em Setúbal [última jornada], foi um resultado duro. O Benfica ganhou (5-1) bem [ao Boavista] e animicamente está melhor", analisou Paulo Futre.
Em declarações à agência Lusa, o ex-futebolista defende que é injusto comparar o plantel leonino com os rivais Benfica e FC Porto, considerando que está em construção. "Temos que ver o plantel em comparação com os do Benfica e FC Porto, que está em construção. Este ano tem de haver um desconto antes de fazer alguma crítica ao Sporting. A equipa caiu um bocado, principalmente a jogar fora de casa", argumentou.
Seja qual for o desfecho da partida de domingo, Futre prefere esperar pelo fim do Vitória de Guimarães-FC Porto, no mesmo dia, para "fazer contas" e ver se os dragões na liderança isolada da I Liga, com 49 pontos, ficam com uma almofada ainda mais confortável perante o Benfica, segundo, com 44, Braga, terceiro, com 43, e Sporting, quarto, com 39.
Sem apontar favoritos, a justificação está assente na mudança de chip nos encontros entres os grandes por parte dos jogadores. "Quando começa o jogo e o árbitro apita, uma equipa, por muito mal que esteja animicamente, muda automaticamente o chip e a nível moral fica igual à outra", concluiu.
O jogo entre Sporting e Benfica para o campeonato está marcado para domingo, às 17h30, e antecede novo dérbi, na quarta-feira, para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, no Estádio da Luz.