Leões estão em campo à procura de um central, em função da possível perda - no final da época - de um jogador que é sempre nomeado nos habituais trabalhos relativos aos defesas jovens mais promissores da Europa.
Corpo do artigo
O Sporting está preparado para perder Gonçalo Inácio no fim desta época e, nesse sentido, está já a acautelar essa hipótese com uma prospeção afincada no que diz respeito a centrais que possam preencher a lacuna deixada em aberto pelo internacional sub-21 português.
Expectável adeus em maio apressa a busca de uma alternativa
Muita indefinição em termos de resultados desportivos rodeia ainda esta época leonina e, como tal, a planificação da próxima. No entanto, Rúben Amorim já disse que uma das prioridades atuais em termos de mercado é a definição de alternativas que colmatem rapidamente eventuais saídas de elementos fulcrais do plantel.
O treinador afirmou mesmo que a ideia é a de tentar evitar que se repita um caso semelhante ao verificado com Matheus Nunes, saída que, no seu entender, não teve a melhor solução no que diz respeito ao mercado, deixando o meio-campo com um défice de qualidade relativamente às épocas anteriores.
Legião: Newcastle, PSG, Wolves e United são clubes que têm Inácio referenciado
Newcastle, PSG, Wolverhampton e Manchester United são nomes de emblemas que têm o central referenciado e chegaram mesmo a demonstrar interesse no passado, mas nenhum deles chegou a avançar com propostas oficiais, considerando exagerados os números que estavam em cima da mesa por parte do Sporting: 45 milhões de euros, que é precisamente o valor da cláusula de rescisão que está descriminada no atual contrato do defesa, válido até 2026, conforme ficou definido na última renovação, assinada em abril do ano passado.
Centenário: central pode chegar aos 100 jogos no Sporting já no dia 1 de fevereiro
A atual temporada não tem tido os resultados desejados que pudessem valorizar ainda mais o jogador, mas os leões acreditam que o que falta disputar até junho pode inverter essa tendência. A SAD, inclusive, está na expectativa de que Inácio tenha em breve espaço na seleção portuguesa, acreditando que as ideias do novo selecionador Roberto Martínez lhe possam ser favoráveis. Caso o defesa seja chamado nos próximos compromissos de Portugal, esse é um fator passível de aumentar ainda mais as probabilidades de uma saída - que já são muitas, até face aos inúmeros casos em que tem sido apontado por diversos jornais e sites na hora de serem escolhidos os defesas jovens mais promissores da Europa.
15644571
Também um bom desempenho na Liga Europa, assim como a conquista de títulos (Taça da Liga, por exemplo), podem "apressar" o adeus de Gonçalo Inácios aos leões.
Aos 21 sempre a acelerar até aos 100
Com 21 anos comemorados em agosto, Inácio está prestes a atingir uma marca redonda nos leões. São 95 as partidas por ele efetuadas até ao momento na equipa principal do clube, o que significa que, já no próximo mês de fevereiro, pode chegar aos 100, tornando-se no terceiro central no ativo a atingir este registo, apenas superado por Coates (com 301 jogos nos leões) e Daniel Carriço (atualmente sem clube), este com 152 encontros de símbolo leonino ao peito. O Sporting faz mais três jogos em janeiro que chegam a quatro caso passe à final da Taça da Liga. Se tal se verificar, e jogar sempre, Inácio chega aos 100 a 1 de fevereiro, na receção ao Braga.
15641430
Chalana deu escola
Gonçalo Inácio cresceu no bairro do Miratejo (Seixal) e, aos quatro anos, entrou nas escolinhas do Chalana
Não gostava do Benfica
Jogou depois no Almada e, aos 11 anos, entrou no Sporting. Chegou a treinar no Benfica, mas, segundo contou depois "não gostava de estar lá"
Estreia aos 19 anos
Em 2018 fez o primeiro contrato de profissional e estreou-se na equipa principal leonina aos 19 anos, a 4 de outubro de 2020, frente ao Portimonense.