Leões apenas consentiram dois empates, perdendo quatro pontos. O aproveitamento é de 88,9%, a percentagem mais alta de pontos ganhos entre primeiros como Atlético de Madrid, Liverpool ou Bayern.
Corpo do artigo
O Sporting vai testar o seu recentemente adquirido estatuto de melhor líder das principais ligas europeias, ao segundo round, na Madeira contra o Nacional, este fim de tarde.
13198897
É que entre os primeiros classificados das seis ligas com o coeficiente da UEFA mais alto, apenas o Sporting segue nesta altura na condição de invicto, sem qualquer derrota ao fim das 12 jornadas já disputadas.
Os leões somam 32 pontos e desperdiçaram apenas quatro, fruto de dois empates (contra o FC Porto e o Famalicão), o que perfaz 88,9% de aproveitamento no que diz respeito a pontos ganhos. Como se pode ver no quadro anexo, quem está mais perto neste particular é o Atlético de Madrid na liga espanhola, com 84,4% (36 pontos em 15 jornadas). Nas seis principais ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França e Portugal), há líderes do gabarito de Liverpool, Milan, Bayern de Munique e Lyon/Lille, mas ninguém segue imparável sem perder como o Sporting de Rúben Amorim - o Milan resistia na frente da Série A sem derrotas, mas a Juventus de Ronaldo bateu na quarta-feira o líder da competição.
Nos seis campeonatos com o melhor coeficiente da UEFA, o Sporting é o único que vai na frente sem derrotas... e para tal teve a ajuda da Juventus de CR7 que bateu o Milan, anteontem
A base do sucesso leonino é a sua consistência defensiva, pois com apenas oito golos encaixados os verdes e brancos têm a melhor defesa da Liga. O Sporting, em doze jornadas, concluiu metade com a baliza a zeros.
Em ligas com coeficiente da UEFA mais baixo, há mais equipas também sem derrotas, mas nem todas lideram. Assim, resistem sem perder Shakhtar (Ucrânia), Teuta (Albânia), Slavia (R. Checa), Olympiacos (Grécia), Ferencvaros (Hungria), E. Vermelha (Sérvia), Sarajevo (Bósnia) e Rangers (Escócia).