Sporting parte com o favoritismo histórico de o campeão ter vencido 27 das 43 edições oficiais da prova. FC Porto foi quem mais furou “a regra” e o que mais vezes juntou a Supertaça à liga, no fim
Corpo do artigo
O campeão (Sporting) e o vencedor da Taça de Portugal (FC Porto) do ano anterior voltam a juntar-se, esta noite, para a discussão do título que marca o início oficial da nova época. Uma espécie de volta de aquecimento para a corrida mais importante (campeonato), que até dá direito aos participantes levarem para o museu a Supertaça, mas que pouco ou nada indicia do que acontece a partir daqui. Pelo contrário. Nas 43 edições oficiais da prova, porque as de 1979 (Boavista) e 1980 (Benfica) não têm esse carimbo, foram mais as vezes que o vencedor viu um adversário cortar à frente a linha de meta na liga do que o inverso. A última vez que alguém entrou a época a festejar este título e acabou a abrir garrafas de espumante no campeonato foi em 2016/17 (Benfica), já lá vão sete anos. Aliás, a proeza só foi alcançada em 11 ocasiões, dez das quais por um dos clubes que, curiosamente, subirá hoje ao relvado do Municipal de Aveiro: o FC Porto.
Rei dos golos é maior “reforço” de Amorim
A história, contudo, costuma ser madrasta para o vencedor da Taça de Portugal, estatuto com que os dragões se apresentam hoje, contra o Sporting. O facto de o campeão ter ganho 27 vezes este troféu confere algum favoritismo aos leões, que mantiveram o treinador e a espinha dorsal da conquista do 20.º campeonato do currículo, em 2023/24. Sebastián Coates (Nacional de Montevideu) e Paulinho (Toluca) já não moram em Alvalade, mas Rúben Amorim recebeu Kovacevic para a baliza, Debast para a defesa e segurou - pelo menos por agora - a grande figura da última temporada em Portugal: Gyokeres. O sueco foi o rei dos goleadores da liga, com 29 golos, e os 43 que acumulou em todas as provas colocou-o no radar de vários clubes endinheirados, que certamente estarão atentos ao clássico em Aveiro. “Gyo” passou boa parte do defeso a recuperar de lesão, mas está novamente à disposição do treinador e preparado para retomar onde terminou o trabalho da época transata.
Dragões com aposta interna… até no banco
Para tentar controlar Gyokeres, o FC Porto deverá depositar as fichas em Zé Pedro e Otávio, tal como no Jamor, depois de Pepe ter cruzado a porta de saída do Dragão na companhia de Taremi (Inter). Contudo, a equipa continua recheada de caras conhecidas. A começar pelo banco. Vítor Bruno é um dos sete debutantes do principal escalão em 2024/25 - Cristiano Bacci (Boavista), João Pereira (Casa Pia), Ian Cathro (Estoril), Gonzalo García (Arouca), Tiago Margarido (Nacional) e Vasco Matos (Santa Clara) são os outros - e o clássico desta noite marcará a estreia absoluta como treinador principal. O conimbricense, de 41 anos, tem os genes de um dos históricos treinadores portugueses (Vítor Manuel) e carrega nos ombros o legado pesado deixado por Sérgio Conceição, que se despediu dos dragões como o técnico mais titulado de sempre, vencendo três campeonatos, quatro Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.
Face à debilitada situação financeira encontrada por André Villas-Boas, que “obriga” a SAD a vender antes de pensar em reforços, vai tentando fazer omeletes com o denominado “ouro da casa” (leia-se formação), alguns regressos e os proscritos de Conceição, mas não esconde a ambição de furar a “regra” de que a Supertaça é para o campeão. De resto, os azuis e brancos foram os que mais vezes o conseguiram: sete. O Sporting fê-lo em cinco ocasiões, o Boavista em duas, o Benfica e o V. Guimarães uma.
Invencibilidade na pré-época
Sporting e FC Porto chegam à Supertaça Cândido de Oliveira exatamente com o mesmo tempo de preparação, depois de terem dado o pontapé de saída na pré-temporada a 1 de julho. Os dois clubes fecharam o período de ensaios sem qualquer derrota, embora só os dragões tenham sido 100% vitoriosos. A equipa orientada por Vítor Bruno derrotou Sanjoanense, Chaves, Nacional, Al Arabi, Áustria de Viena, Tatabánya, Sturm Graz e Al Nassr. Por sua vez, a de Rúben Amorim bateu Torreense, Portimonense, Farense e Sevilha, tendo empatado com Estoril e Union St. Gilloise.
NÚMEROS
13
AVEIRO
O Municipal de Aveiro recebe o jogo pela 13.ª vez, desde 2009. Dez clubes diferentes já lá disputaram o troféu
23
TÍTULOS
O FC Porto é o clube mais vencedor (23). O Sporting soma nove troféus, o Benfica oito, o Boavista dois e o V. Guimarães um
5
LEÕES-DRAGÕES
É a quinta vez que leões e dragões se enfrentam na prova. As quatro anteriores (1995, 2000, 2007 e 2008) foram sempre parar ao museu dos lisboetas, sendo que em 1995 e em 2000 foi necessário recorrer a uma finalíssima
27
CAMPEÃO VENCE
O campeão venceu 27 das 43 edições oficiais. O vencedor da Taça de Portugal conquistou 16
11
SUPERTAÇA E LIGA
Apenas duas equipas foram capazes de conquistar a Supertaça e, mais tarde, o campeonato: o FC Porto e o Benfica. Os azuis e brancos 10 vezes, os encarnados somente uma