Relatório do Observatório de Futebol CIES mostra que campeonato português é dos que menos utiliza jogadores da formação.
Corpo do artigo
Um relatório do Observatório de Futebol CIES mostrou, esta segunda-feira, que o campeonato português é um dos que menos aposta nos jogadores de formação, numa análise feita em 27 ligas europeias.
A Eslovénia é o país que tem a maior percentagem de minutos dados a jogadores da formação, com 26,8%, enquanto Portugal tem apenas 4,7%, sendo que o estudo refere que jogadores da formação são aqueles que estiveram, pelo menos, três épocas no clube, entre os 15 e os 21 anos.
Segundo os dados, na Liga NOS, o Sporting é a equipa que mais joga com os jovens, sendo que esta época os leões jogaram com a "prata da casa" em mais de um quarto dos minutos (26,3%).
Em segundo lugar vem o FC Porto (12,6%), em terceiro o Belenenses (8,6%), em quarto o Vitória de Guimarães (7,1%) e em quinto o Benfica (6,8%).
No que diz respeito às 10 grandes Ligas europeias, o Celta de Vigo é o clube que mais joga com futebolistas da formação (49,0%).
Teams having fielded club-trained players for the highest % of domestic league minutes in each of the major European leagues @RCCelta greatest % overall Data for all teams in 2⃣8⃣ leagues in last @CIES_Football Weekly Post ➡️ https://t.co/20qRN5LyUd pic.twitter.com/5ArtZKSvgK
- CIES Football Obs (@CIES_Football) May 10, 2021