Fernando Andrade ainda colocou os dragões em vantagem aos 80 minutos, mas Bas Dost empatou de penálti aos 90+2'.
Corpo do artigo
O Sporting conquistou a Taça da Liga ao vencer o FC Porto nas grandes penalidades. Este é primeiro título de Marcel Keizer e de Frederico Varandas ao serviço dos leões.
Num jogo dividido para ambas as partes, o primeiro golo chegou aos 80 minutos, com Fernando Andrade a colocar os dragões em vantagem no marcador, na sequência de um ressalto de uma bola que Renan não segurou.
Dez minutos depois, João Pinheiro assinala grande penalidade para o Sporting, depois de recorrer ao VAR para ver as imagens de uma falta de Óliver sobre Diaby, na área. Foi Bas Dost quem empatou o jogo (90+2').
O jogo acabou por ser decidido nas grandes penalidades, com golos de Bas Dost, Bruno Fernandes e Nani. Coates foi o único jogador dos leões que atirou para fora. Do lado do FC Porto, Alex Telles foi o único a marcar, sendo que Éder Militão atirou ao lado, Hernâni viu o seu remate defendido por Renan e Filipe rematou à barra.
Os leões, que revalidaram o título conquistado em 2017/18, somaram o quarto triunfo consecutivo na final four da prova nos penáltis, depois das vitórias face a FC Porto (meias-finais) e Vitória de Setúbal (final), na época passada, e frente ao Braga (meias-finais), na quarta-feira.
Por seu lado, o FC Porto continua a zero na Taça da Liga, tendo perdido a terceira final disputada, depois de já ter caído face ao Benfica (2009/10) e ao Braga (2012/13).