Sporting não está a conseguir avanços por dois dos laterais referenciados e pretendidos por outros clubes.
Corpo do artigo
O mercado não está fácil para o Sporting e os alvos a que Rúben Amorim se dirige não fazem vida fácil a uma possível negociação.
A posição de lateral direito é disso exemplo e os dois jogadores mais cortejados pelos leões não estão, para já, a priorizar uma mudança para Lisboa, cenário agravado pelo facto de o Sporting não estar na Liga dos Campeões em 2023/24.
Lamptey, do Brighton, acabou a época lesionado, porém sabe que tem interessados da Premier League. O clube tenciona negociar o lateral, de 22 anos, por um valor a rondar os dez milhões de euros e rejeita, neste momento, qualquer conversa por um possível empréstimo. No entanto, além desse entrave, o ala nascido no Gana continua a preferir ficar na Premier League se tiver essa hipótese. Como tal, congela a avaliação de outras hipóteses, como é o caso do Sporting, que já fez saber, em janeiro, que estava atento à sua evolução e interessado nos seus serviços.
Milan van Ewijk também está indisponível por empréstimo, mas, ao que O JOGO pôde saber, seria negociável a partir de um valor a rondar os seis milhões de euros. O Heerenveen considera uma venda como um cenário praticamente certo, contudo, novamente, o problema é convencer o atleta neerlandês. O ala, também de 22 anos, reuniu-se com os seus representantes e sabe que tanto o PSV como o Ajax, equipas que costumam lutar pelos títulos nos Países Baixos - o Feyenoord foi campeão este ano - poderão avançar com propostas brevemente. Nesse sentido, Ewijk terá a preferência por manter-se no país de onde é natural, entendendo que uma mudança para uma destas formações lhe poderá abrir mais facilmente as portas da seleção - St. Juste foi para o Sporting e, pese embora as lesões, nunca esteve no lote de selecionados para a Laranja, mesmo quando estava bem fisicamente.
Tanto Lamptey como Ewijk são jogadores que se destacam pelo drible e pela velocidade e foram, desde janeiro, colocados na lista de alvos para o verão, confirmada que foi a saída de Pedro Porro para o Tottenham. Tal como O JOGO noticiou, também Sugawara, jogador do AZ Alkmaar, está na lista de referenciados do Sporting e os primeiros contactos terão sido feitos, sabendo os leões que o japonês, prestes a completar 23 anos, custará pelo menos oito milhões de euros, um valor aproximado ao que investiram no lateral espanhol que fora cedido por dois anos pelo Man. City. O nipónico fez 11 assistências na temporada e será menos explosivo do que Lamptey e Van Ewijk e destaca-se mais por romper com desmarcações até à área, apresentando dotes no remate.
O Sporting não desistiu de encontrar uma solução para concorrer com Esgaio e a SAD já definiu que Gonçalo Esteves, atleta que vai ao Europeu de sub-19, será para valorizar num empréstimo, e que Rafael Camacho, há muito um excedentário por resolver, volta a Alcochete mas não fica. Empenhado em dar a Amorim os jogadores pretendidos, a SAD avalia até onde pode ir financeiramente, ciente de que o tempo avança e que as posições "6", "8" e "9" também estão por preencher.