UM A UM - Análise ao desempenho dos jogadores do Sporting-Belenenses, da 11.ª jornada, que os leões venceram por 2-0.
Corpo do artigo
SPORTING UM A UM
Renan 6
Foi chamado a intervir em poucas ocasiões, mas correspondeu sempre.
Neto 4
Foi o central sacrificado por Silas para mudar o sistema tático, aos 33". Até lá esteve seguro nas ações defensivas, mas não tão bem nas saídas (aos 29" um passe arriscado para Rodrigo Fernandes podia ter levado ao segundo amarelo do médio).
Coates 5
Foi o mais regular do sector defensivo, fazendo valer a sua presença na área rival nas bolas paradas.
Ilori 4
Passou o jogo a falhar passes de todo o tipo e feitio, complicando a construção de jogo da equipa. Na retaguarda esteve discreto.
Rosier 4
Ações defensivas positivas foram raras. Destacou-se em dois lances de ataque, um remate forte mas que saiu por cima e um boa abertura para Eduardo à qual André Moreira chegou primeiro.
Rodrigo Fernandes 5
Estreou-se a titular. Quando estava a ganhar confiança e a subir de produção, saiu, quiçá por receio de Silas de que fosse expulso. Entrou com demasiada calma em posse, sendo presa fácil quando pressionado, até se adaptar ao ritmo.
Eduardo 5
Dispôs da melhor oportunidade leonina (35") até Vietto decidir aparecer e resolver o jogo. Aos 43 e 59" falhou passes para trás que deixaram a equipa em apuros.
Borja 5
Não brilhou, mas não comprometeu. Esforçado, tentou envolver-se no ataque.
Bruno Fernandes 6
Houve alturas em que parecia angustiado com o que via, protestando com vários colegas após combinações falhadas. Apareceu na reta final, às vezes a ter de recorrer ao egoísmo para criar situações de remate para ele próprio. Aos 41", quase faturou de livre, participou no primeiro golo e colocou Camacho em situação para marcar, aos 79".
Bolasie 6
Começou a render quando deixou de ser a referência da equipa e passou a ter mais liberdade (de movimentos e na marcação de que foi alvo). Fez os dois cruzamentos que antecedem os golos e aos 84" deu a Vietto a possibilidade de fazer um hat-trick.
Rafael Camacho 6
Vivacidade, energia, vontade e profundidade, características que foram visíveis de uma assentada aos 48", quando após cair, mesmo no chão conseguiu dar continuidade à jogada permitindo o remate a Rosier. Aos 79", falhou o alvo por pouco.
Doumbia 6
Ajudou à melhoria da equipa. Boa combinação com Bolasie antes do 2-0.
Luiz Phellype 6
Complicou a ação defensiva dos azuis e esteve no 1-0.
A FIGURA
Vietto 7
Após uma primeira parte com más receções de bola e muitos passes falhados, agigantou-se na segunda com uma obra de arte a abrir o marcador (aos 75", de forma acrobática, numa jogada que ele próprio começou) e a dar cor a uma exibição individual e coletiva que até ao momento era muito cinzenta. Motivado, assumiu mais o jogo e fez o primeiro bis à leão com um remate também de primeira, a aproveitar defesa incompleta de André Moreira (2-0 aos 81"). E esteve por duas vezes à beira do hat-trick: aos 84" deixou-se antecipar na cara do guarda-redes e aos 90"+4" driblou-o... mas o remate foi intercetado.
11500389
BELENENSES UM A UM
André Moreira 6
Adiou o golo com grande defesa a cabeceamento de Eduardo. No 1-0 não teve hipóteses e falhou no 2-0, ao desviar a bola para os pés de Vietto.
Tiago Esgaio 5
Discreto no ataque, mas difícil de ultrapassar na defesa.
Nuno Coelho 5
Experiente, posicionou-se sempre bem, mas ficou sem reação no 1-0.
Tomás Ribeiro 6
Boa exibição deste jovem da "cantera". Empenhado, estava sempre no sítio. Tirou um golo em cima da linha (90"+1").
Nilton Varela 6
Impressionou na estreia. Grande pulmão, sabe cruzar, é forte, de passada larga e tem bons reflexos. Formou ala terrível com o tio, Silvestre.
Show 6
Outra boa exibição, à frente da defesa. Fresco, rápido a pensar e a acorrer aos "fogos".
André Sousa 6
Assumiu o papel de patrão, o que funcionou melhor na primeira parte, a empurrar o leão para trás. Na segunda, recuou demasiado.
Benny 4
Não conseguiu atemorizar Borja na direita dos azuis.
Robinho 4
Percebe-se que tem talento e bons pés, mas estava muito marcado e nunca encontrou espaços para se destacar.
Silvestre Varela 6
Foi um tio protetor para as subidas do sobrinho Nilton. Fisicamente leve e com rapidez. Nem sempre teve sorte nas investidas, mas que remou, remou.
Licá 6
Outro inconformado no ataque dos azuis, sempre a dar peitadas nos defesas, tentando impor-se.
Marco Matias 5
O criativo entrou tarde e não teve oportunidades para brilhar.
Kikas 5
Não conseguiu destacar-se.
Cassierra -
Pouco tempo em campo.