Responsáveis do emblema da Premier League acreditam que até ao final do mercado podem levar o sportinguista. Interesse dos villans em Pedro Gonçalves é antigo e tem sido renovado pontualmente. Nesta fase, tentam perceber os sinais do mercado para avançarem em força na tentativa de formalizar o negócio.
Corpo do artigo
A continuidade de Pedro Gonçalves no Sporting não está totalmente garantida porque o médio-ofensivo tem mercado na Europa, sobretudo em Inglaterra, onde é seguido há muito pelo Aston Villa, que ainda não desistiu de tentar contratá-lo e promete voltar à carga durante este verão. O interesse dos villans é antigo e tem sido renovado pontualmente.
Segundo O JOGO apurou, o clube inglês está na expectativa para perceber os sinais do mercado e avançar, enfim, com uma proposta aliciante para o Sporting... e jogador. No passado, os ingleses ponderaram avançar com uma proposta na ordem dos 40 milhões de euros, mas como Pote é um dos intocáveis, senão mesmo “o intocável” de Rúben Amorim, recuaram quando perceberam que esse valor seria curto para convencer a SAD leonina a libertá-lo.
30 M€ do Leverkusen foi proposta curta
Mais arrojados, os alemães do Bayer Leverkusen, entretanto esta época campeões pela primeira vez na história, colocaram em cima da mesa da SAD liderada por Frederico Varandas 30 milhões de euros, mais objetivos, mas não foram bem sucedido na investida no arranque da última temporada, aceitando a recusa leonina.
Pedro Gonçalves tem contrato com o Sporting até 2027 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. A verdade é que ainda nenhum clube se aproximou destes valores e não será fácil que tal aconteça, pelo que os interessados, sobretudo o Aston Villa (o mais insistente), esperam alguma flexibilidade do Sporting.
A operação de compra de Pote foi feita em duas fases. Inicialmente, os leões pagaram 6,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos do jogador, ficando o Famalicão com a outra metade. Mais tarde, os leões compraram mais 40 por cento (o clube minhoto ficou com 10 por cento), a troco de 7 milhões de euros, aos quais acrescem 700 mil euros devido a “custos de financiamento decorrentes da extensão do prazo de pagamento”.
Contas feitas, o Sporting gastou um pouco mais do que 15 milhões de euros com o camisola 8.
Pedro Gonçalves está feliz no Sporting, onde já conquistou dois títulos de campeão nacional entre outros troféus, nomeadamente o de artilheiro do campeonato, mas quer fazer o chamado contrato da vida e está disponível para aceitar um novo desafio.
Marcou 76 golos em quatro épocas
Nas quatro temporadas de leão ao peito, Pedro Gonçalves fez 178 jogos, marcou 76 golos e fez 43 assistências, números que demonstram bem a sua influência no emblema leonino. Em 2020/21, a sua primeira época em Alvalade, foi o artilheiro do campeonato com 23 golos. O antigo jogador do Famalicão manteve uma luta acesa com Seferovic, então avançado do Benfica, até à última jornada do campeonato, mas acabou por sair por cima. Além de o Sporting ter conquistado a Liga, Pedro Gonçalves foi o melhor marcador da competição.