Clube português e norte-americano vão partilhar informações com o objetivo do melhoramento de ambos. Um acordo que poderá possibilitar a troca de jogadores
Corpo do artigo
O Sporting revelou que estabeleceu uma parceria técnica com o Orlando City, da MLS, tendo em vista o melhoramento de ambos os clubes. No caso dos norte-americanos, esta é a quinta vez que o faz com emblemas europeus.
“Estamos muito entusiasmados com esta parceria técnica com o Sporting, que tem uma história de vitórias e o seu percurso de jogadores desenvolve continuamente talentos de classe mundial”, afirmou Ricardo Moreira, vice-presidente de operações de futebol e director técnico do Orlando City.
Por sua vez, Paulo Gomes, co-director geral da Academia Cristiano Ronaldo, destacou: “Este é um acordo que irá promover uma grande troca de informações para o melhoramento de ambos os grupos de jogadores e treinadores, preparando ambos os clubes para um sucesso ainda maior no futuro. A cultura dos dois clubes é muito semelhante e estamos ansiosos por ver os benefícios que esta parceria trará para todos os envolvidos, especialmente ao nível da academia.”
Lembrando que os leões são um clube de “dimensão mundial” e que se interessa por “todos os mercados desportivos”, Paulo Gomes, acrescenta: “Este protocolo irá a ajudar a dar-nos conhecimento sobre o que é feito numa zona do mundo onde o futebol ainda está em desenvolvimento e, aliás, onde se irá realizar o próximo Campeonato do Mundo. Em suma, esta parceria irá permitir a troca de experiências e de métodos de trabalho em diversas áreas, nomeadamente psicologia, departamento unidade de performance, área técnica, recrutamento e outras. Teremos todas as áreas de trabalho da Academia Cristiano Ronaldo a trabalhar em parceria com o Orlando City. Nesse sentido, a existência deste protocolo visa a possibilidade de alguns jogadores do Orlando City jogarem no Sporting e vice-versa.”
Os dois clubes vão trocar informações técnicas e partilhar informações sobre as melhores práticas e metodologias em todo o percurso do jogador de todas as Academias Sporting.
Irão ainda promover a troca de conhecimentos entre os treinadores e coordenadores da formação, organizando encontros e visitas regulares, bem como a possibilidade de realização de jogos de preparação entre os dois clubes.
O Orlando City e o Sporting vão também organizar o intercâmbio de jogadores da formação para períodos de treino nos respectivos ambientes, de modo a promover ainda mais o desenvolvimento dos jogadores ao nível das camadas jovens.