Transferência do extremo-esquerdo custa aos leões 1,5 M€. SAD adquiriu 90 por cento dos direitos económicos do jogador brasileiro, que já se encontra na Academia Cristiano Ronaldo a trabalhar. Para já, fica na equipa B e em 2025/26 segue para a principal.
Corpo do artigo
Está confirmado: Alisson é o primeiro reforço do Sporting versão 2025/26. O emblema leonino, o Vitória da Bahia e o União de Leiria chegaram a acordo e o jogador já trabalha na Academia Cristiano Ronaldo. O extremo-esquerdo estava emprestado pelo Vitória aos leirienses, mas acabou por aceitar o repto lançado pelo emblema leonino por considerar que se trata do momento certo para dar um salto qualitativo na sua carreira.
O jogador ficará a trabalhar com a equipa B numa primeira fase - não pode entrar em competições oficiais -, saltando para o plantel principal na próxima época. Depois de alguns avanços e recuos no processo, finalmente as partes chegaram a uma plataforma de entendimento. Os valores envolvidos na negociação não foram revelados, mas O JOGO sabe que os leões colocaram em cima da mesa uma proposta de 1,5 milhões de euros por 90 por cento do passe.
Afastado do plantel do Leiria desde fevereiro, por não ter permitido que o clube acionasse a cláusula de opção que tinha no valor de 750 mil euros, sendo necessária a sua aprovação (assinatura) para concluir o processo, Alisson vai iniciar agora a etapa de adaptação e adquirir ritmo competitivo na equipa secundária dos leões, transitando na próxima temporada para o conjunto orientado por Rui Borges.
Aos 22 anos, o jogador brasileiro deverá assinar um contrato válido até 2030, ficando com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Alisson nasceu em Itapetinga (Brasil), fez toda a formação no Vitória da Bahia e, nos últimos anos, esteve emprestado ao Náutico, Figueirense e, por fim, ao União de Leiria. Esta temporada, enquanto foi opção para o emblema da cidade do Lis, participou em 18 jogos e apontou seis golos.
Está desta forma finalizada a primeira aquisição dos leões para a próxima temporada. Há muito que Frederico Varandas e Bernardo Palmeiro tentavam concluir este processo, mantendo contactos com o Vitória da Bahia, mas só recentemente chegaram a um entendimento.
Depois de Edwards ter deixado o clube por empréstimo, os leões entraram em ação e contrataram o extremo brasileiro ex-Bahia, Biel. No entanto, Alisson nunca deixou de fazer parte das contas da SAD, que insistiu e acabou por convencer o Vitória a cedê-lo, numa operação em que o Leiria também entrou.
Mãe do extremo celebra transferência
Aldia Almeida, mãe de Alisson Santos, extremo que se transferiu para o Sporting, celebrou, nas redes sociais, a mudança do seu filho para o emblema leonino. Entre as publicações partilhadas pela progenitora do jogador, estavam várias capturas de ecrã de notícias publicadas ontem pelos jornais portugueses, e alguns vídeos da mãe do atleta nas bancadas do Estádio José de Alvalade.
Kochorashvili também a chegar
Alisson está fechado e o próximo poderá ser Giorgi Kochorashvili. O médio georgiano do Levante tem um acordo com o Sporting e deverá rumar a Alvalade no final da época. Aos 25 anos, Kochorashvili pretende dar outra dimensão à sua carreira e está determinado a jogar de leão ao peito na próxima época. Médio-defensivo possante, intenso, subiu a pulso no Levante para atingir um lugar de destaque na equipa principal. Passou pelos “bês” antes de conquistar o seu espaço no plantel agora liderado por Julián Calero. Esta temporada, em 25 jogos marcou seis golos e fez quatro assistências. Soma 19 jogos e três golos pelo seu país.