Manuel Fernandes, antigo goleador leonino, considera o internacional sueco o "melhor avançado a atuar em Portugal."
Corpo do artigo
Gyokeres bisou na estreia e deixou os sportinguistas entusiasmados com o peso que teve para o desfecho do encontro contra o Vizela.
O internacional sueco, um ilustre desconhecido para muitos dos que presenciaram a partida, ganha terreno a cada dia que passa e Manuel Fernandes, referência do clube, diz-se "encantado" com o que viu, mas "não surpreendido".
"Estive no estádio e, de certa forma, já estava à espera que acontecesse aquilo. É um jogador diferenciado, com características muito próprias. Não fiquei nada surpreendido com o seu rendimento porque já o tinha visto em ação no Algarve e percebi logo que se tratava de um avançado de elite. O Sporting acertou em cheio", começou por referir em declarações a O JOGO, acrescentando que o internacional sueco irá atingir marcas de excelência de leão ao peito. Manuel Fernandes acredita que Gyokeres poderá marcar "25 a 30 golos esta temporada", pois tem "argumentos para atingir essa meta". "Não estou a exagerar quando digo que se trata do melhor avançado a atuar em Portugal. Digo isto com convicção e sem desvalorizar a concorrência. Na verdade, nem sequer é um ponta-de-lança, é um avançado. Aliás, como eu gosto", sublinhou o antigo capitão e um dos maiores goleadores da história do clube.
Na avaliação ao novo camisola 9, Manuel Fernandes destaca os seus movimentos que o tornam "desconcertante" para uma defesa. "O Sporting não tinha ninguém com aquelas características, está ao nível dos melhores da história do clube. Tem uma capacidade de arranque impressionante, além de jogar na profundidade e também assistir os colegas de equipa. Sei que ainda é cedo para conclusões mas normalmente não me engano quando vejo um bom avançado", comentou, voltando a abordar o número de golos que Gyokeres poderá atingir esta temporada, depois de ter apontado 22 na época passada ao serviço do Coventry, no Championship. "Falei em 25 a 30 golos mas estas coisas dependem sempre de vários factores, nomeadamente se marcam penáltis ou não. Há jogadores que se tornam os melhores marcadores do campeonato por marcarem penáltis".
Manuel Fernandes disse ainda que a forma de jogar de Gyokeres "desgasta os defesas". "É destemido e isso torna-o único". "Os grandes avançados são aqueles que os defesas não conseguem encontrar e o Gyokeres faz parte desse lote, tem essas características", defendeu o antigo capitão, que jogou no Sporting de 1975 a 1987, com dois intervalos para atuar nos EUA. De leão ao peito fez 433 partidas e apontou 258 golos.