A medida, inédita, surge na sequência de um impasse entre os clubes da I Liga
Corpo do artigo
Pela primeira vez na história da Liga Portugal, a composição da direção do organismo será fechada através de sorteio. A medida, inédita, surge na sequência de um impasse entre os clubes da I Liga, que não conseguiram chegar a consenso sobre o quinto representante da principal divisão profissional no novo elenco diretivo.
Sporting, Benfica, FC Porto e V. Guimarães são nomes praticamenge consensuais entre os clubes da principal Liga; enquanto Marítimo, Leixões e Feirense já asseguraram os três lugares reservados ao segundo escalão. Resta, portanto, uma vaga por preencher — e é precisamente aí que surge a discórdia.
É que os três grandes defendem nomes diferentes: o Sporting apoia a entrada do Santa Clara, o Benfica prefere o Estrela da Amadora e o FC Porto pretende integrar ver o Braga.
Num momento inicial, chegou ainda a haver alguma resistência à inclusão do V. Guimarães — cabendo ao Sporting as reservas —, mas as partes acabaram por alcançar um entendimento. O mesmo não aconteceu quanto à última vaga, o desacordo é de tal forma inultrapassável que a solução final passa pelo inédito sorteio entre as três sociedades propostas.