Avançado do FC Porto ambicionava o primeiro jogo pela Turquia desde criança e ouviu o selecionador gabar-lhe o potencial
Corpo do artigo
A parca utilização de Deniz Gul no FC Porto não impediu Vincenzo Montella de o incluir na lista de convocados da Turquia para o duplo confronto com a Hungria, dos quartos de final da Liga das Nações, nem mesmo de lhe oferecer a primeira internacionalização. O avançado, que em 2025 leva apenas 259 minutos pelos dragões, entrou ao intervalo do primeiro desafio com os húngaros e, segundo o treinador italiano, foi determinante pela forma como concentrou a atenção da dupla de centrais adversária.
Outrora internacional sub-21 pela Suécia, o portista foi lançado ao intervalo do encontro em que os turcos venceram a Hungria. De acordo com o treinador italiano, o físico é uma arma que tem de usar mais.
De resto, Montella vê em Gul “um grande potencial”. “O Deniz Gul é um jogador com talento, que precisa de evoluir mais. Espero que ele jogue um pouco mais pelo seu clube e o seu tempo há-de chegar. Tem um físico muito bom e precisa de aprender a usá-lo”, afirmou o selecionador da Turquia, citado pelo “Haber Aktuel”.
Deniz Gul já tinha sido chamado por Vincenzo Montella no período de seleções de novembro, mas acabou dispensado dos trabalhos da seleção turca por lesão
Para Deniz Gul, jogar pela primeira vez pela seleção principal da Turquia, mesmo saindo do banco de suplentes, foi como “um grande sonho” que se concretizou. Afinal, o futebolista de 20 anos já havia sido chamado em novembro de 2024 e só uma lesão adiou este momento mais quatro meses. “Quando era miúdo, sempre quis jogar pela Turquia e, felizmente, realizou-se. Por isso, é algo importante”, explicou, em declarações aos meios da federação turca, prometendo dar “sempre o melhor” quando for chamado. “Tento evoluir todos os dias. O nosso treinador disse-me apenas para mostrar o meu jogo. Ele já me conhece”, declarou ainda o portista.