Guarda-redes despertou o interesse de alguns clubes, mas está garantido no plantel da próxima época. Sociedade desportiva não está disposta a negociá-lo.
Corpo do artigo
Rosto incontornável de um V. Guimarães profundamente renovado em 2020/21, que chegou a ser exemplar a nível defensivo na primeira volta do campeonato, Bruno Varela é intocável para a sociedade desportiva. O guarda-redes revelou-se fundamental na baliza e despertou a atenção de alguns clubes, que, mal terminou a época, trataram de saber se os minhotos estariam disponíveis para negociar.
Nenhuma dessas sondagens redundou, porém, numa negociação porque o Vitória simplesmente não abre mão do internacional português sub-21. Por um lado, o executivo presidido por Miguel Pinto Lisboa entende que a saída de Varela seria um retrocesso na perspetiva de fortalecer a equipa; por outro, uma eventual transferência proporcionaria, nesta altura, um encaixe pouco significativo, atendendo a que a SAD apenas detém 50% dos direitos económicos do guardião - a segunda metade do passe pertence ao Benfica.
A aposta em Bruno Varela, ligado ao clube vimaranense por mais três temporadas, será para manter e o próprio jogador, de 26 anos, está interessado em superar-se, depois de ter relançado a carreira na época passada, disputando 33 jogos.
Para trás ficou uma época e meia pouco feliz ao serviço dos holandeses do Ajax, por empréstimo do clube da Luz, com pontuais chamadas à baliza, depois de ter percebido que praticamente não contava para Bruno Lage em 2018/19, ainda pelos encarnados. Tirando as épocas em que foi dono absoluto da baliza dos bês do Benfica, a melhor época de sempre do guardião remonta a 2017/18, sob o comando de Rui Vitória, com 34 partidas disputadas, incluindo duas para a Liga dos Campeões.
As férias têm sido, de resto, muito ativas para Bruno Varela, que cumpre à risca o plano traçado para recuperar de uma lesão no músculo adutor da coxa direita, isto de modo a apresentar-se apto na pré-temporada.
Matous Trmal vai manter-se como primeira alternativa para a baliza e o internacional checo sub-21 deu boas indicações nos jogos em que foi chamado, ficando, inclusivamente, associado a uma igualdade, a zero, frente ao Benfica, num jogo disputado na Luz, para o campeonato, pelo que o guarda-redes português não poderá facilitar.