Maioria defende contribuição do ex-presidente do FC Porto e considera que Sporting e Benfica fizeram mal em não apresentar condolências
Corpo do artigo
Pinto da Costa contribuiu para a credibilização do futebol português. Esta é a principal conclusão que se retira da sondagem realizada pela Pitagórica, entre 23 e 27 de fevereiro, para O JOGO, JN, TSF, TVI e CNN Portugal. Seis em cada dez dos inquiridos consideram que o ex-presidente do FC Porto, falecido a 15 de fevereiro, contribuiu muito ou totalmente para a credibilização do futebol português a nível internacional. Se 30 adeptos dos dragões responderam “totalmente” e 63 “muito”, não deixa de ser significativo que 44 adeptos do Benfica e 43 dos leões tenham respondido que contribuiu “totalmente” e que nove afetos aos leões e oito ao Benfica tenham dito “muito”.
O Benfica continua a ser apontado como o grande candidato a conquistar o título, tendo uma diferença acentuada em relação ao Sporting, e Bruno Lage foi eleito o melhor treinador de fevereiro.
A maioria dos inquiridos considera que Benfica e Sporting fizeram mal em não enviar condolências após a morte de Pinto da Costa. Entre os 34% que defende que fizeram bem, destacam-se os adeptos de todos os clubes com exceção do FC Porto. E, entre os que acham que fizeram mal, 40 são afetos aos encarnados e 49 ao emblema leonino.
O Benfica continua a ser apontado como o principal candidato a conquistar o campeonato, subindo seis pontos percentuais em relação à sondagem do mês anterior, enquanto Sporting e FC Porto desceram quatro e cinco pontos percentuais, respetivamente. A maioria dos adeptos refere o seu clube como o vencedor.
Bruno Lage também lidera nas referências como o melhor treinador no mês de fevereiro, embora tenha descido um ponto percentual face à amostra anterior. Rui Borges, do Sporting, permanece em segundo lugar apesar de também ter descido. Maior redução nas preferências dos adeptos que responderam a este inquérito registou-se no “melhor jogador em fevereiro”. Gyokeres continua a liderar, mas apresentou uma descida acentuada (32 para 10), enquanto Pavlidis surge agora na segunda posição e Di María baixou de oito para três pontos percentuais.
O FC Porto continua a ser o clube mais referido como o próximo a despedir o treinador, o Sporting surge em segundo após uma subida de três pontos percentuais relativamente a fevereiro e o Benfica, terceiro, desceu oito pontos percentuais nas referências.