Sócios do Sporting aprovam orçamento para 2025/26 e contas consolidadas: "Somos ainda mais diferentes"
Participaram na Assembleia Geral leonina 802 sócios
Corpo do artigo
Os sócios do Sporting aprovaram este domingo em Assembleia Geral (AG) o orçamento do próximo exercício, a começar na terça-feira e até 30 de junho de 2026, bem como as contas consolidadas do exercício 2023/24, com 90% dos votos.
Quanto ao orçamento do clube, um documento que prevê lucro de 145 mil euros, manifestaram-se a favor 730 dos 802 presentes, que correspondiam a 4.694 votos, traduzindo-se em 90,75% das intenções.
Em relação às contas consolidadas do Grupo Sporting – incluindo a SAD -, traduzidas em 36,4 milhões de euros de lucro, foram 731 os leões a defender a proposta, 91,10% dos votos expressos o pavilhão mutidesportivo, local que tinha recebido a derradeira AG do clube em 2018.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, João Palma, falou no final da AG.
"Gostaria de transmitir a grande satisfação que a MAG do Sporting manifesta pela forma extraordinariamente correta e cordial, amistosa, pela forma como decorreram os trabalhos do Sporting. Nem sempre foi assim. Regressámos hoje ao Pavilhão Multidesportivo, onde em 2018 tinha ocorrido a última nesse local, ago que ficou na memória de todos pelos piores motivos. É justo dizer que houve, incluindo dos sócios que pediram esclarecimento aos órgãos sociais que o fizeram sempre de forma cordial, mesmo quando foi crítica, sobretudo para o Conselho Diretivo, que mais em causa. Não posso deixar de enaltecer, os sócios dignificaram o Sporting. Em função da expressão da votação, os meus parabéns ao Conselho Diretivo, responsável pelos dois documentos, que obteve esta maioria esmagadora. Como presidente da MAG, queria transmitir-vos que a MAG congratula-se muito pelo momento do Sporting, que se vem consolidando ao longo das últimas épocas, que permitiu conquistar três campeonatos, dois seguidos, e fazer este ano a famosa dobradinha. Tem sido conseguido através de trabalho de consolidação financeira, estrutura para o futebol que assenta sobretudo no trabalho fantástico de Frederico Varandas. Temos muita honra em participar neste projeto ainda em desenvolvimento e que se afirmará ainda mais e cada vez mais. Foi a melhor Assembleia Geral que assisti em termos de ambiente. Espero que seja a primeira de muitas, com o Conselho Diretivo a responder com o máximo esclarecimento. O Sporting é um clube diferente e hoje em dia somos ainda mais diferentes. Pelas vitórias, pelos exemplos que damos, aos vencidos, pelo comportamento, pelos sócios", referiu.
Comentários de Frederico Varandas sobre o Sporting não precisar de vender Gyokeres mostra um Sporting numa situação diferente? "Aquela resposta não podia ser dada há cinco, seis anos. O Sporting estava com as finanças de tal forma debilitadas que tinha de precipitar-se para vendas. Proporcionou-nos a festa do futebol, é um jogador fantástico e o que o Sporting tem de fazer é valorizá-lo e não deixar que quem tenha interesse desvalorizá-lo. A posição do Sporting até o valoriza em termos de mercado. Essa consolidação financeira permite responder assim: querem, paguem, mas pelo valor justo e não por uma ninharia. Estamos sólidos para resistir aos ataques de mercado. É mais um feito desta Direção. Virámos várias páginas deste compêndio e esperamos continuar a virar."