Aliás, os avançados portistas ainda não marcaram depois da retoma e a equipa tem-se ressentido. No dérbi, Tiquinho vai tentar quebrar a série negra.
Corpo do artigo
Todos os avançados do FC Porto estão em crise, mas há um que atravessa um jejum de golos maior e que só por uma vez tinha experienciado na sua carreira, quando ainda jogava no Brasil. Já são dez jogos seguidos em que Tiquinho Soares participou sem ter acertado qualquer remate, tal como sucedera em 2013 quando representava o Treze, clube que disputava o campeonato de Santa Catarina.
Apesar da pólvora seca nos últimos dez jogos, Tiquinho ainda é o melhor marcador do FC Porto esta temporada, com 16 golos, mais quatro do que Luis Díaz
Desde que chegou a Portugal, em 2014/15 que nunca tinha estado tanto tempo sem faturar. Oito jogos em branco era o pior registo e aconteceu por três vezes (uma no Nacional, outra no V. Guimarães e mais uma no FC Porto). Apesar desta seca, Soares chega a esta fase da época ainda como o melhor marcador do FC Porto, com 16 golos, mais quatro do que Luis Díaz. A última vez que festejou, porém, foi no início de fevereiro, na goleada em Setúbal. Depois disso, jogou contra o Académico de Viseu, Benfica, Bayer Leverkusen (duas vezes), Portimonense, Santa Clara, Rio Ave, Famalicão, Marítimo e Aves sem que tenha conseguido marcar.
Neste dois últimos encontros, porém, não foi titular, tendo entrado, em ambos, a 13 - curiosamente o nome do clube onde tinha estado em tão grande jejum de golos - minutos do fim. Zé Luís ocupou o seu lugar no ataque do FC Porto nas duas últimas jornadas, mas as exibições do cabo-verdiano - falhou, inclusive, uma grande penalidade - não terão convencido Sérgio Conceição pelo que o regresso de Soares ao onze no dérbi da Invicta é uma forte possibilidade.
O melhor marcador do FC Porto está em jejum há dez jogos, igual período sem festejar só aconteceu uma vez e ainda estava no Brasil
E Soares nem se dá muito mal contra a equipa axadrezada. Em sete jogos marcou três golos (um pelo V. Guimarães e dois pelo FC Porto), sendo que um deles foi decisivo para o triunfo caseiro dos portistas (1-0) no encontro da 23ª jornada da época 2016/17. Há pouco mais de um ano, também marcou ao vizinho do Bessa, de novo no Dragão. Na altura, abriu o marcador que Otávio ampliaria mais tarde.