Soares já cumpre a tradição no mês de fevereiro... e vem aí o clássico com o Benfica
Atacante iniciou fevereiro a marcar e aumentou para 17 os golos assinados no segundo mês do ano civil. Sábado há clássico com o Benfica.
Corpo do artigo
Um jogo em fevereiro, um golo de Soares. Não há outro mês do calendário gregoriano em que o brasileiro marque de forma mais assídua do que o segundo.
Com o que obteve no Bonfim, num lance em que estava no sítio certo para aproveitar o deslize de Artur Jorge, aumentou para 17 os golos apontados no mês do Carnaval desde que chegou a Portugal.
Num período em que o FC Porto joga tanto (oito jogos) e por tanto, como a presença na final da Taça de Portugal, o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa e, claro, a continuidade na luta pelo título, o atacante deu um importante sinal de pujança a Sérgio Conceição. E sábado há um clássico com o Benfica para se disputar.
Com tão pouco tempo de recuperação entre jogos, Soares deverá repousar com o Académico de Viseu, pelo que o encontro com o Benfica surge como um teste à eficácia que normalmente revela em fevereiro. Quiçá até o maior. No passado, porém, o brasileiro mostrou que nem os principais rivais do FC Porto conseguem contrariar esta apetência. Foi o que sucedeu com o Sporting, uma das cinco vítimas que fez nas provas nacionais no segundo mês de 2018.
Ainda que fevereiro seja o período mais profícuo para Tiquinho, percebe-se que é sensivelmente a meio da época, na dobragem do ano civil, que a sua veia goleadora mais sobressai. Quarenta e um por cento dos 86 golos que leva em Portugal foram assinados entre dezembro e fevereiro. Esta época, por exemplo, só "explodiu" no mês do Natal. Até aí tinha quatro golos em 17 jogos; depois marcou 12 em 14 aparições. E até dia 29 ainda terá mais sete jogos.