Soares (Tianjin Teda) e Aboubakar (Besiktas) já nem treinaram no Olival na terça-feira. Zé Luís já terá chegado a acordo com o Fenerbahçe por três temporadas.
Corpo do artigo
O FC Porto está muito perto de resolver o problema dos avançados excedentários, reduzindo a massa salarial e conseguindo um importante encaixe financeiro, mas também dizendo adeus a 132 golos.
12750711
Soares (64) e Aboubakar (58) já se despediram do Olival - na terça-feira nem sequer treinaram - e Zé Luís (10) está com um pé no Fenerbahçe, onde é esperado ainda esta semana. No sentido inverso, Toni Martínez aguarda apenas por indicações para deixar o Famalicão e apresentar-se no Dragão.
Soares e Aboubakar, de acordo com o que OJOGO apurou, já nem sequer estiveram no Olival na terça-feira, dia em que o plantel do FC Porto regressou ao trabalho para preparar o dérbi da Invicta, depois da folga concedida por Conceição na segunda-feira. Ao contrário de Zé Luís, que ainda treinou. O brasileiro, de 29 anos, passou o dia a realizar exames médicos numa clínica da cidade, a pedido do Tianjin Teda, clube que lhe ofereceu um salário a rondar os três milhões de euros limpos por cada um dos três anos de contrato. Um valor incomparável com o que recebia no Dragão, onde estava ainda com o vínculo inicial, visto nunca ter renovado, e que levou Tiquinho a optar por jogar na China em vez da Rússia, rejeitando a oferta do Lokomotiv de Moscovo. A viagem para Tianjin está marcada para amanhã.
O negócio entre os dois clubes será fechado por menos de seis milhões de euros porque, desde o início de 2018, todas as transferências de jogadores estrangeiros superiores a 6 M€, obrigam os clubes chineses a pagar à Liga o equivalente ao valor gasto. O FC Porto, porém, deverá assinar em paralelo protocolos de parceria de publicidade e outras prestações de serviço com a "Teda Holdings", proprietária do emblema chinês, de forma a que o valor final a receber se aproxime dos dez milhões de euros.
Brasileiro (64 golos) passou o dia de terça-feira a realizar exames médicos a pedido dos chineses e amanhã viaja. Camaronês (58) aceitou a segunda proposta dos turcos, que apresentaram garantias bancárias
Quanto a Aboubakar, tudo indica que vai mesmo rescindir o contrato com o FC Porto - que terminava em junho de 2021 - para seguir para o Besiktas, depois de o clube de Istambul ter feito uma segunda oferta salarial e conseguido apresentar as garantias bancárias exigidas pelo camaronês, de 28 anos, para assinar um contrato de duas temporadas, com mais uma de opção. A Imprensa turca garante mesmo que Aboubakar viaja ainda esta semana para a Turquia se aceitar uma cláusula imposta pelo clube, que já representou em 2016/17, com vista a preservar o direito de rescindir o contrato unilateralmente se Aboubakar estiver mais de um mês parado por lesão. O facto de ontem já não ter treinado no Olival leva a crer que o jogador está disposto a provar que não tem qualquer mazela.
Finalmente, Zé Luís, de acordo com a "Nexus Sport", está muito perto de mudar-se para outro dos grandes de Istambul, o Fenerbahçe. Entre o jogador e o clube estará tudo tratado: contrato de três temporadas com um salário total de 6,5 milhões de euros - que poderá chegar aos 7,5 M€, mediante determinados objetivos. Ou seja, neste último cenário, um ordenado anual de 2,5 milhões de euros limpos. Entre clubes faltará acertar alguns pormenores, designadamente valores e prazos de pagamento, razão pelo qual o cabo-verdiano continua a trabalhar às ordens de Sérgio Conceição. Contudo, não deve ser opção para o dérbi da Invicta, como já não foi para a receção ao Braga, partida para qual que nem sequer foi inscrito.