Só Dost, Liedson e Slimani batem Pote: totalidade do passe é objetivo, mas Famalicão resiste
Prioridade do Sporting é adquirir os 50 por cento do passe que o Famalicão ainda detém e esse investimento está previsto no orçamento leonino, sabe O JOGO. Falta chegar a um acordo com os minhotos.
Corpo do artigo
Pedro Gonçalves fez, no jogo contra o Marítimo, o jogo 100 pelo Sporting, juntando-se a Ricardo Esgaio, Adán, Jovane e Nuno Santos, que também celebraram essa marca esta temporada.
Com cem jogos pelo Sporting, Pedro Gonçalves tem a quarta melhor média de golos por partida do século XXI. Igualou Bruno Fernandes
Sem ser titular, o jogador cumpriu os últimos minutos desse encontro na Taça da Liga e não teve oportunidade de ampliar o pecúlio de golos que tem pelo clube: 46, o último dos quais diante do Farense, para a primeira jornada da Taça da Liga. Ainda assim, é inegável a marca que Pote tem nos leões. Neste século, só três jogadores têm melhor média de golos do que o camisola 28. Bas Dost, neerlandês que militou no Sporting de 2016/17 a 2018/2019, marcou 93 jogos em 127 jogos e com uma média de 0,73 golos por partida está mesmo no top-5 da história do emblema verde e branco, atrás de Peyroteo, Yazalde, Soeiro e Jesus Correia, entre todos aqueles que cumpriram um mínimo de cem jogos.
15503943
No século XXI, depois de Dost surge Liedson, referência em oito temporadas, média de 0,55 golos/jogo. Segue-se Slimani (média de 0,50), que fecha um pódio cem por cento formado por avançados. É também por isso que Pedro Gonçalves merece destaque: mesmo jogando quase sempre no ataque, em três posições, o ex-Famalicão é médio de origem e já jogou várias vezes nessa posição pelos leões.
Os 46 golos em 100 jogos de Porte permitem-lhe igualar a média de Bruno Fernandes, que marcou 63 vezes em 137 encontros. Pote é, a par do jogador do United, o melhor marcador português dos últimos 20 anos em média e pode mesmo superá-lo em termos absolutos. Está apenas 17 golos atrás e tem contrato válido até 2026.
Famalicão resiste a vender
Contratado em agosto de 2020 ao Famalicão, Pedro Gonçalves viu o Sporting pagar então 6,5 milhões de euros por 50 por cento do passe. Uma das prioridades dos leões é conseguir negociar com os famalicenses a metade remanescente. Esse investimento está previsto, sabe O JOGO, nas contas a longo prazo. Contudo, os minhotos têm resistido as várias abordagens até aqui. Pote, refira-se, renovou em 2021 e tem uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
15503583