Sindicato dos Jornalistas considera inqualificável campanha de intimidação do Sporting
Jornalistas visados por Bruno de Carvalho devem proceder criminalmente contra o presidente do clube leonino
Corpo do artigo
Em resposta à notícia avançada por O Jogo, na edição de 8 de março, Bruno de Carvalho teceu alguns comentários na sua página oficial de Facebook, visando depreciativamente jornalistas do nosso jornal.
O Sindicado de Jornalistas tomou, esta quarta-feira, uma posição em relação à reação do presidente do Sporting através de um comunicado, que aqui transcrevemos na íntegra.
Eis o comunicado:
"Sindicato dos Jornalistas considera inqualificável a campanha de intimidação do Sporting
Jornalistas visados por Bruno de Carvalho devem proceder criminalmente contra o presidente do clube leonino.
O presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, tem publicado, nos últimos dias, na sua página na rede social Facebook, infelizes e falsas acusações contra alguns jornalistas, numa inaceitável tentativa de intimidação.
Por pretender condicionar o livre exercício da profissão de jornalista, imprescindível em democracia, entende o Sindicato dos Jornalistas (SJ) que o presidente do Sporting está a ter uma atitude inqualificável para com os jornalistas de quem 'não gosta'.
Por ser o futebol um campo de paixões, mas por vezes também terreno de alguma agressividade, entende o Sindicato dos Jornalistas que Bruno de Carvalho está a pôr em risco, por razões óbvias, os visados, identificados pelo nome profissional.
Por isso, o SJ fará uma exposição ao Ministério da Cultura (que tem a tutela da comunicação social), ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, à Liga Portuguesa de Futebol profissional e à Federação Portuguesa de Futebol.
O SJ aconselha ainda os jornalistas visados a procederem criminalmente contra o presidente do Sporting Clube de Portugal."