Silas foi treinado por Jorge Jesus e Mourinho e falou sobre essa experiência à Sporting TV.
Corpo do artigo
Treinado por Jorge Jesus, Mourinho, Carvalhal... com qual deles mais se identifica?: "Todos me ajudaram, tenho referências, como Jesus, com quem trabalhei mais, e o Mourinho, mas foram só quatro meses, em que aprendi muita coisa. Jesus e Mourinho são muito similares em termos de exigência. A minha melhor temporada da carreira foi com o Manuel Cajuda, que tirou o melhor de mim. Se tivesse feito uma época inteira com Mourinho, talvez tivesse feito a melhor carreira. Tenho como referências Cryuff, Guardiola e Menotti. Conte tem ideias muito boas em termos defensivos, resgatou a linha de três que seguimos muito. Gasperini que usa três defesas..."
Jorge Jesus: "Com o que aprendi com Jorge Jesus pensei que podia ser treinador, os treinos eram um desafio à minha inteligência, comecei a ver o futebol de maneira diferente. Ele falava muito com o jogador sobre futebol, às vezes estávamos de acordo e outras não. Tinha liberdade para falar com ele. Jesus despertou o lado de treinador em mim."
Relação com os atletas: "Aprendi a ajudar os colegas e a ser ajudado quando jogava. Quero mais comunicação e liberdade para os jogadores tomarem decisões. Os treinadores não decidem, os jogadores é que o fazem no jogo na hora de decidir."
11411182