
Aquela que era apenas mais uma "brincadeira" de Luís Adrego no Facebook teve um impacto em que nem o próprio queria acreditar. A imagem que alterou de Casillas fez a primeira página de ontem do "As"
Luís Adrego, 30 anos, tem uma página no Facebook (Adrego Design and Productions) em que, "só por carolice", gosta de publicar "desenhos e umas brincadeiras" que faz "no Photoshop". Na terça-feira, face às notícias sobre a transferência de Iker Casillas para o FC Porto, deu azo à criatividade e alterou uma imagem em que colocou o guarda-redes já com a camisola dos dragões, em vez da do Real Madrid, e o emblema do clube português atrás. O trabalho gerou rapidamente "uma série de "likes" e partilhas" no Facebook, até que à noite surgiu o espanto de Luís Adrego. "Fartaram-se de me dizer que o meu trabalho era capa do "As" e eu nem queria acreditar; pensava que estavam a brincar comigo", revela o próprio, entre muitos risos inerentes a tamanha surpresa. "Foi a primeira vez que um trabalho meu atingiu esta repercussão. Muita gente partilhou e deu-me os parabéns. Hoje [ontem], um amigo meu até foi comprar um jornal para guardar", destaca.
[destaque:4671226]
Luís Adrego revela que o "As" não lhe pediu autorização para utilizar a imagem, mas não vê qualquer problema nisso, apesar de ter pedido satisfações. "Podiam-me ter perguntado, mas eu não ia cobrar nada; dizia logo que sim porque é uma valorização pessoal fantástica", afirma, prosseguindo: "Enviei-lhes um e-mail a agradecer e a dizer que me sentia lisonjeado, pois isto não acontece todos os dias, mas também escrevi que me poderiam ter avisado. Pediram-me desculpa e explicaram que a imagem lhes caiu no Facebook e que não sabiam de quem era. Elogiaram-me e disseram-me que estava muito bom", conta, orgulhoso.
O mais curioso é que a profissão de Luís Adrego nada tem a ver com design. "Sou serralheiro; isto é só um hóbi", sorri, desconhecendo em absoluto os riscos que eventualmente pode correr por ter trocado as marcas: a Adidas (Real Madrid) pela New Balance (FC Porto).
Bruno Cabral
