Aquela que era apenas mais uma "brincadeira" de Luís Adrego no Facebook teve um impacto em que nem o próprio queria acreditar. A imagem que alterou de Casillas fez a primeira página de ontem do "As"
Corpo do artigo
Luís Adrego, 30 anos, tem uma página no Facebook (Adrego Design and Productions) em que, "só por carolice", gosta de publicar "desenhos e umas brincadeiras" que faz "no Photoshop". Na terça-feira, face às notícias sobre a transferência de Iker Casillas para o FC Porto, deu azo à criatividade e alterou uma imagem em que colocou o guarda-redes já com a camisola dos dragões, em vez da do Real Madrid, e o emblema do clube português atrás. O trabalho gerou rapidamente "uma série de "likes" e partilhas" no Facebook, até que à noite surgiu o espanto de Luís Adrego. "Fartaram-se de me dizer que o meu trabalho era capa do "As" e eu nem queria acreditar; pensava que estavam a brincar comigo", revela o próprio, entre muitos risos inerentes a tamanha surpresa. "Foi a primeira vez que um trabalho meu atingiu esta repercussão. Muita gente partilhou e deu-me os parabéns. Hoje [ontem], um amigo meu até foi comprar um jornal para guardar", destaca.
[destaque:4671226]
Luís Adrego revela que o "As" não lhe pediu autorização para utilizar a imagem, mas não vê qualquer problema nisso, apesar de ter pedido satisfações. "Podiam-me ter perguntado, mas eu não ia cobrar nada; dizia logo que sim porque é uma valorização pessoal fantástica", afirma, prosseguindo: "Enviei-lhes um e-mail a agradecer e a dizer que me sentia lisonjeado, pois isto não acontece todos os dias, mas também escrevi que me poderiam ter avisado. Pediram-me desculpa e explicaram que a imagem lhes caiu no Facebook e que não sabiam de quem era. Elogiaram-me e disseram-me que estava muito bom", conta, orgulhoso.
O mais curioso é que a profissão de Luís Adrego nada tem a ver com design. "Sou serralheiro; isto é só um hóbi", sorri, desconhecendo em absoluto os riscos que eventualmente pode correr por ter trocado as marcas: a Adidas (Real Madrid) pela New Balance (FC Porto).
Bruno Cabral