Declarações de Sérgio Vieira após o jogo Arouca-Estrela da Amadora (0-0), da 32.ª jornada da I Liga
Corpo do artigo
O empate: “Naturalmente, não saio satisfeito com este resultado, pois vimos sempre para ganhar e tentámos fazer isso. Tivemos as duas melhores oportunidades iniciais. Agora, sabíamos que também era importante conquistar pontos para contrariar as adversidades deste primeiro ano, depois de o clube ter estado muito tempo longe da elite e da organização de alto nível que os clubes precisam de ter."
Entrega: "Houve mérito na entrega, organização, rigor, espírito de grupo, carácter e disciplina para com o objetivo da época. Foi um jogo em que as equipas quiseram [ganhar], cada uma à sua maneira. Ficam o ponto conquistado e a oportunidade de resolvermos as contas da salvação na próxima ronda [com a receção ao já condenado e lanterna-vermelha Vizela].
Postura: "Houve inúmeros jogos, e até contra equipa grandes, em que a nossa postura foi positiva. Fomos assim em 98% da época. Depois, existe uma série de circunstâncias. Esta época foi uma aprendizagem. Fui muito mais interventivo [no primeiro tempo], porque senti que tinha de o ser e porque houve um ajuste na própria estratégia com que viemos a Arouca."
As linhas: "Uma coisa é subir as linhas, pressionar alto, estar equilibrado e, às vezes, quase homem para homem no setor defensivo, dando espaço entre setores para uma equipa que joga muito bem e tem qualidade individual. Mudámos para um processo de juntar linhas, estar mais juntos, fechar espaços, saltar [na pressão] só no momento certo, temporizar [com a bola nos pés] e retirar a profundidade, uma vez que o Arouca possui essa característica”.