Sérgio segura o mais influente: Marega com estatuto de intransferível no FC Porto
Proximidade do fim do contrato (2021) provoca inquietação, mas a SAD vai retomar as conversas sobre a renovação após o fecho do mercado. Em agosto, o agente abriu a porta à continuidade.
Corpo do artigo
Só uma proposta absolutamente irrecusável, e num cenário de necessidade extrema, é que o FC Porto abdicará de Marega a pouco menos de duas semanas do encerramento desta janela de transferências.
12750725
Sérgio Conceição aceitou abrir mão de alguns ativos do setor ofensivo (Fábio Silva, Soares, Zé Luís e Aboubakar), a fim de equilibrar as contas portistas e abrir espaço para a entrada de caras novas (Taremi e Evanilson), mas considerou o internacional maliano intransferível, por se tratar do mais influente no campeonato.
O atacante, que com as saídas de Tiquinho Soares e Aboubakar, tornou-se no único sobrevivente do trio com que o treinador começou o percurso no Dragão, em 2017/18, esteve ligado a 61 golos na competição, apontando 45 e oferecendo 16. Na verdade, este número faz dele o jogador mais impactante de todos os que passaram pelos azuis e brancos nas últimas três épocas. Em 2019/20, por exemplo, foi decisivo em todos os clássicos da prova. Inclusive acima de Alex Telles (esteve em 49 golos), que esta temporada foi capaz de acrescentar muitos golos à incrível capacidade para fazer assistências em catadupa.
Treinador não abdica do atacante que mais golos produziu em jogos da I Liga nestas três épocas. Foram 61, bem mais do que Alex Telles
A proximidade da data final do contrato (30 de junho de 2021) causa alguma inquietação, mas a SAD não perde a esperança de manter Marega por mais tempo. Assim que encerrar o mercado de transferências, onde estão concentrados todos os esforços dos dirigentes portistas, que ainda negoceiam a venda de alguns ativos e procuram três reforços para oferecer ao treinador, está prevista uma nova ronda de conversas com o avançado e os restantes elementos em risco de saírem a custo zero.
A renovação não é certa, mas existe a esperança de que possa acontecer, depois de o empresário do atleta ter aberto a porta a essa possibilidade. "Sim, ele está interessado [em renovar], se surgir uma proposta", referiu Aziz Ben Aiss a O JOGO nos últimos dias de agosto. A confirmar...